quarta-feira, 27 de março de 2013

Ensinar cantando e dançando: fica muito mais fácil de aprender

Eu precisava ensinar a tabuada para minha sobrinha. Bem, expliquei os conceitos de forma séria e concreta. Conversando sobre o que significa a tabuada, para que serve. Expliquei que multiplicar nada mais é do que somar várias vezes, mas para facilitar a adição de vários números utilizamos da multiplicação e que sabendo a tabuada isto facilitaria na hora de fazer as contas.

Bem, após tudo explicado, precisava arrumar um jeito diferente para ela aprender a tabuada e nunca mais esquecer. Lembrei-me que quando estava no cursinho eu estudava química, mais precisamente a tabela periódica cantando e dançando. Pois bem; utilizei esta técnica. Inventei um ritmo e comecei a falar a tabuada do 2 neste ritmo. Como ela adora dançar, improvisei uns passos de uma música eletrônica de sucesso (mas que por questões autorais não posso mencioná-la aqui). Pois foi um sucesso, ela aprendeu cantando e dançando; até sugeriu que eu gravasse para colocar no blog. Ainda disse será tão acessado que fará um sucesso.

Não contente, ela espalhou na sala de aula que aprendeu a tabuada de um jeito diferente, ela ensinou as outras crianças.  Estão vendo como é fácil ensinar brincando? As crianças aprendem mesmo, aposto que ela nunca mais vai se esquecer disto, já arrumamos outro ritmo e outras danças para as tabuadas do 3 e 4 .

O mais engraçado é  que ela me questionou assim: tia, de onde você tira estas ideias. Eu respondi: já fui professora de crianças que nem você, e nós brincávamos muito até para elas aprenderem. Aposto que quem já foi meu aluno (a) e ler este texto vai se recordar das nossas aulas dançantes.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário