quarta-feira, 5 de junho de 2013

Trabalhe com crianças pequenas com atividades/situações significativas concretas

 
Pais e professores, as crianças pequenas são concretas, o que quero disser com isto é que necessitam de objetos e formas reais para aprender, não adianta ensinar por meio de desenhos irreais, de formas que não correspondam à realidade.

Por que digo isto: porque vi um post em uma rede social que preciso colocar aqui sem citar nomes é claro. “Oi gente, preciso de sugestões de atividades para trabalhar o tema plantas com turma de 4 anos de idade. Se possível, atividades que sejam impressas”. Quando li isto fiquei chocada. Como pode alguém querer trabalhar o tema plantas por meio de atividades impressas, com tantas sugestões de atividades que podem ser feitas de maneira concreta. Plantas é um tema que pode ser ricamente explorado e mais ainda quando damos uma atividade impressa sobre este tema estamos prejudicando a natureza por que o papel é feito de árvores (celulose).

Ensinem e eduquem a realidade, façam hortas verticais; caso não haja espaço suficiente em sua escola, ensinem compostagem para que as crianças possam desenvolver isto e reaproveitar o lixo orgânico em suas casas para colocarem nas plantas. Enfim, tem tanta coisa que pode ser feito de maneira concreta.

Agora atividades de vários animais e plantas juntos para que as crianças pintem as plantas não ensinam nada, é chamar a criança de “burra”, ainda mais se as plantas e os animais colocados ali não fizerem parte do dia a dia da criança. Cuidado com o que vocês fazem, por favor pensem muito antes de realizar qualquer atividade com as crianças. Vejam se aquilo tem significado para elas e o que elas realmente aprenderão com o que ensinam, ou seja, o que tem de útil e prático aquilo que ensinam para suas vidas cotidianas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário