sexta-feira, 6 de junho de 2014

Dimensão artístico-cultural na vida dos professores

Falamos tanto dentro da área da educação infantil que as crianças precisam possuir, em sua formação, a dimensão artístico-cultural, mas para que elas  tenham esta oportunidade, fico me questionando como é isto dentro da vida dos professores de educação infantil? Eles conhecem museus, arte, literatura, pinturas, esculturas, vão a cinemas, teatros, enfim, possuem a dimensão artístico-cultural em suas vidas?

Se a resposta for “ Não”  porque sua cidade não oferece estas dimensões, ou porque  vocês não tiveram esta oportunidade em sua formação acadêmica,  ou mesmo dentro de sua  história familiar, como poderão dar valor e ensinar sobre esta ótica artística cultural?


Ninguém ensina nada para o outro se não estiver enraizada, dentro de si, esta formação; isto é uma questão de lógica! Portanto, pensar que em sua formação, no curso de Pedagogia, seja ministrada esta dimensão, como vivências a partir do teatro, do desenho, da música, da dança, e do o cinema, de saraus,  de  exposição de quadros e esculturas... tudo isso faz parte da dimensão artístico-cultural! Então, valorizar isto é necessário e importante se quisermos que os professores repassem estes conceitos para as crianças na educação infantil. Para ensinar, é preciso conhecer; e para tal, é preciso se repensar no currículo do curso de Pedagogia! Aliás, é fundamental, necessário e urgente neste país do faz de conta, chamado Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário