Falamos
tanto dentro da área da educação infantil que as crianças precisam possuir, em
sua formação, a dimensão artístico-cultural, mas para que elas tenham esta oportunidade, fico me
questionando como é isto dentro da vida dos professores de educação infantil?
Eles conhecem museus, arte, literatura, pinturas, esculturas, vão a cinemas,
teatros, enfim, possuem a dimensão artístico-cultural em suas vidas?
Se a
resposta for “ Não” porque sua cidade
não oferece estas dimensões, ou porque
vocês não tiveram esta oportunidade em sua formação acadêmica, ou mesmo dentro de sua história familiar, como poderão dar valor e
ensinar sobre esta ótica artística cultural?
Ninguém
ensina nada para o outro se não estiver enraizada, dentro de si, esta formação;
isto é uma questão de lógica! Portanto, pensar que em sua formação, no curso de
Pedagogia, seja ministrada esta dimensão, como vivências a partir do teatro, do
desenho, da música, da dança, e do o cinema, de saraus, de
exposição de quadros e esculturas... tudo isso faz parte da dimensão
artístico-cultural! Então, valorizar isto é necessário e importante se
quisermos que os professores repassem estes conceitos para as crianças na
educação infantil. Para ensinar, é preciso conhecer; e para tal, é preciso se
repensar no currículo do curso de Pedagogia! Aliás, é fundamental, necessário e
urgente neste país do faz de conta, chamado Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário