Uma
menina de 4 anos de idade rabiscou toda a parede da sala de sua casa. Quando perguntada
sobre o que tinha acontecido, ela disse que não tinha sido ela e, pior, colocou
a culpa no cachorro! No começo achei graça desta história, mas, pensando e
analisando melhor, vi que a reação desta criança de responder com uma mentira
e, ainda mais, de colocar a culpa em outro ─no caso, no cachorro ─ significa
que ela sente medo da mãe.
Esta
reação merece atenção: provavelmente a mãe cobra e corrige a filha de situações
consideradas erradas ou inadequadas ─ socialmente falando ─ colocando-a de
castigo, ou até mesmo submetendo-a a violências físicas e/ou verbais. Isso está
claro porque a reação da menina demonstra que o medo lhe impediu de dizer a
verdade.
O
que a mãe deveria fazer é ensinar que rabiscamos e desenhamos em papéis e não
paredes. Que alguns muros e até mesmo fachadas de lojas são desenhadas por
profissionais chamados de grafiteiros, mas que ela deveria desenhar em papel.
Uma outra atitude seria explicar para a criança, que já que ela gostava de
desenhar na parede, que ela teria uma parte da parede, em seu quarto,
delimitada com uma moldura, também pintada, como se fosse um quadro grande,
onde ela poderia desenhar, pintar, escrever, etc, mas ali dentro daquele
espaço. Após a explicação e posterior decisão sobre onde poderia realizar seus
desenhos, pedir que a ajudasse a limpar a parede e, se fosse o caso, que juntas
passassem tinta para cobrir o ocorrido. Ou seja: transformar em diversão
educativa e não em punição desnecessária! Assim, a garota aprenderia a corrigir
o que fez de maneira lúdica sem medo. Futuramente ela não precisaria mentir por
medo. Colocar a culpa nos outros não é algo certo! Provavelmente esta criança
já presenciou alguém mais velho fazendo algo errado, e colocando a culpa em
outro. Por que digo isto? Porque uma criança sozinha não é capaz de elaborar
esta reação sem ter visto alguém fazer. Lembrem-se sempre que tudo é aprendido
a partir de um determinado referencial.
Quando
as crianças possuem medo é porque o ambiente é hostilizador e elas acabam tendo
esse tipo de atitude para “salvar a própria pele”. No entanto, quando o ambiente é livre de
ameaças e de medos, elas se tornam seguras, e aprendem a corrigir o que fazem
de inadequado de forma educativa, respeitosa e até mesmo lúdica! Nós, adultos,
erramos muito e muitas vezes não assumimos os nossos erros! Então, por que
exigir dos pequenos algo que nós mesmos, muitas vezes, não conseguimos fazer?
Nenhum comentário:
Postar um comentário