segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Um excelente passeio: biblioteca municipal

Uma mãe estava me perguntando se é normal uma criança de nove querer e gostar de ler tantos livros, já que nem ela, e nem seu marido, costumam dar esse incentivo em casa. Ela me perguntou como minha filha que não tem exemplos de leitura em casa pode gostar tanto de ler? Disse, ainda, que não sabia o que fazer porque não tinha dinheiro suficiente para comprar livros, coisa que a filha esperava ganhar, todos os meses!

Vejam só: esta mãe reclama da filha gostar de ler quando, na verdade, deveria agradecer por que esta atitude é muito rara, hoje em dia. Expliquei à mãe que, possivelmente, a menina gosta de ler por causa da escola, ou porque simplesmente desenvolveu este gosto quando ouvia as leituras feitas pela mãe, quando a filha ainda não estava alfabetizada!

Quanto a comprar livros, indiquei que ela procurasse a biblioteca da cidade e, para seu espanto, ela me disse que nunca havia pensado em levar as crianças em uma biblioteca, e que devido ao seu baixo poder aquisitivo ela nunca pisou em uma biblioteca municipal quando criança. Ela me agradeceu dizendo assim: “às vezes não temos noção de que com algo simples podemos resolver os nossos problemas; deixei de comprar livros para ela porque não tinha dinheiro, mas para pagar uma passagem de ônibus eu posso! Então, levá-la à biblioteca será o máximo, para ela”!


Passaram-se alguns dias desta história e a mãe me relatou como foi importante a dica que lhe dei; disse-me que levou as duas filhas para a biblioteca pública e que foi uma tarde sensacional! Além disso, ela relatou que a filha ficou feliz em encontrar livros que ela sabia que custavam caro e que ela poderia, ali, lê-los sem custo algum. Uma dica simples que pode ajudar ─ e muito ─ a todas as crianças que gostam de ler e não possuem dinheiro para comprar os seus próprios livros. Pais: levem seus filhos às bibliotecas! É um passeio do qual nunca irão se arrepender! Um hábito cultural se aprende desde cedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário