
Quando as crianças forem brincar na areia este ambiente pode ser seco ou úmido. Para isto forneça recipientes para que as crianças possam molhar a areia para brincar de modelar e soltar a sua imaginação e criatividade na construção de castelos, bonecos, enfim o que quiserem criar.
Alguns recursos materiais são necessários para que as crianças possam explorar este ambiente. Darei alguns exemplos: pás, baldinhos, colheres, animais, carrinhos, dinossauros, pauzinhos, gravetos, garrafas de refrigerantes, potes vazios, etc. Este local precisa de variação de estímulos para que as crianças possam criar e recriar histórias. Para isto, estes materiais têm que estar à disposição delas.
Em algumas visitas que já fiz a algumas instituições de ensino infantil percebi as crianças brincando com pouco, sempre ou nenhum estímulo. Professores e pais, materiais simples podem fazer a diferença para eles. Não esperem por baldinhos de areia comprados quando não existem verbas para isso. Soltem a sua imaginação e assim as crianças poderão desfrutar de situações ricas para seu aprendizado.
O mais importante é que nem pais ou professores fiquem preocupados se vão sujar a roupa e/ou corpo das crianças. A sujeira é de menos, o relevante são as aprendizagens por meio das percepções sensoriais que estão experimentando. Roupa suja se lava, para corpo sujo há o banho; percepções ou tem ou não.
Nenhum comentário:
Postar um comentário