domingo, 4 de novembro de 2012

Como organizar na educação infantil o plano de ensino/aula combinados com os projetos?

 No cotidiano da educação infantil vejo acontecer nas instituições de ensino opção de acordo com a tendência pedagógica em se trabalhar com planos de ensino e de aula OU trabalho com projetos. Escrevi “OU”  com letra maiúscula justamente para ressaltar que é “isto ou aquilo”.

 Na minha concepção de educação infantil deveriam existir planos de ensino e de aula “E” projetos. Vou explicar como: durante a semana temos cinco dias letivos; eleja quatro deles para trabalhar seus planos de ensino e de aula e um para o trabalho com projetos. Por que dessa forma? No plano de ensino (aula) deverão seguir uma sequência didática, uma certa ordem para que o desenvolvimento da criança seja coerente. Vou explicar o que estou querendo dizer com um conteúdo do ensino fundamental. Para a criança aprender as quatro operações (mais, menos, vezes e dividir) ela precisa primeiro saber números; é isto que quero dizer em sequência didática. O  plano de ensino e de aula seguirá um planejamento pensado pelo professor respeitando as características e faixa etária do grupo.

No dia de projeto é outra forma de se trabalhar, quem decide o que e como fazer é o grupo, e não o professor. Aqui quem toma decisões são as crianças, que opinam, e cabe ao professor somente mediar os conflitos, caso eles existam.

Alguns de vocês devem estar pensando: “Mas isso é não é possível!”. Posso lhes garantir que é sim; explico o porquê penso assim. Em minha avaliação, o cotidiano infantil dessa forma não é algo maçante, pois o professor garante na sequência didática o trabalho com as linguagens; já no dia de projeto a imaginação e a criatividade correm soltas sem maiores preocupações se os objetivos educacionais estão sendo cumpridos ou não. Também tem outro fator que me preocupa bastante em minhas visitas a algumas instituições. As crianças passam semanas ou até mesmo meses fazendo somente projeto. Fico me questionando, será que elas não se cansam de tanto trabalhar o mesmo tema todos os dias? Já presenciei um projeto que na minha concepção nada mais era do que um plano de aula disfarçado de projeto, cujo tema era animal; as crianças passaram duas semanas ouvindo sempre o mesmo tema; eu já estava cansada e desanimando de observar, imagine as crianças.

Então trabalhar ora com planos de ensino e de aula preparados pelo professor e ora trabalhar com projeto, na minha ideia sobre educação, é muito mais enriquecedor do que “isso ou aquilo”. Nesse sentido a criança é vista como passiva e ativa; determinada e determinante. A vida em nossa sociedade não é assim, então por que não trabalhar desta forma já na educação infantil? Isso é preparar as crianças para a vida em sociedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário