
Primeiro, o que a criança aprende tem que estar de acordo com o seu nível de desenvolvimento, nem abaixo e nem acima, pois tanto um como o outro pode causar desmotivação e, portanto, desinteresse.
Segundo, o que aprende tem que ser carregado de significado para ela, e ela precisa entender para que e por que aprende tal conteúdo. Estava me lembrando agora de um fato que aconteceu comigo, decorei que o Rio Nilo é o maior do mundo em extensão e o Rio Amazonas o maior em volume de água, mas na realidade não conheço nem um e nem o outro. Para que gravei essa informação inútil na minha vida? Mas gravei, serviu apenas para minha memória, mas sem significado algum na minha vida cotidiana.
Voltando à pergunta inicial, conteúdos aplicáveis e úteis no dia a dia da criança, e de acordo com o seu desenvolvimento integral e integrado, professores motivados, diversidade de materiais e objetos de aprendizagem como jogos e brinquedos fazem a diferença na aprendizagem de uma criança.
site: www.vandaminini.com.br
Vanda, gostei dessa matéria, digo de todas elas.Quando se fala na dificuldade da criança. Eu me preocupo sempre, mas particularmente tenho dificuldade. Porque o que mais pesa são salas superlotadas indisciplina, pais ausentes... O que fazer nesses casos. As vezes me sinto incapaz. Como se eu tivesse que fazer milagre.
ResponderExcluir