terça-feira, 23 de setembro de 2014

Alfabetização e letramento: desafios da educação infantil

Esta discussão na área da educação infantil é grande e de longa data. Alfabetizar, ou não, as crianças de 4 e 5 anos? Algumas escolas particulares alfabetizam e, neste caso, estão certas, ou erradas? Na Educação não existe certo ou errado. Existem consequências do ensino. Hoje em dia, as crianças têm acesso a informações sobre o mundo escrito muito cedo. Sejam essas informações vindas por meio de propagandas, de filmes ou de programas de TV, pela internet, com o uso de tecnologias móveis, enfim, elas conseguem entender os rótulos dos produtos, não só os que elas consomem, como também os que estão inseridos em seu ambiente familiar/social. Dessa forma, podemos entender que este contexto do mundo escrito ao qual todos nós estamos sujeitos e somos participantes, tudo isso é ─ e proporciona ─ situações de letramento.

Vejamos o que existe dentro da rotina na escola de educação infantil: roda de conversa; contagem das crianças; chamada; história; pesquisas; vivências; cartazes; jogos; brinquedos; brincadeiras; músicas; dramatizações; bilhetes; receitas; cantinho da leitura; desenho; jornal; rótulos; propagandas; fotos; portfólios; poesia; escrita espontânea; texto de memória; textos coletivos; vídeos; enfim, tudo isso corresponde a formas de letramento.


O grande desafio dos professores é valorizar e proporcionar situações que permitam a construção da base, para que a criança possa fazer uso da leitura e da escrita, sem que esse processo inicial sugira uma preocupação com codificação e decodificação dos símbolos do alfabeto. Mais do que alfabetizar, o importante é que as crianças entendam qual é a função da língua e o seu significado social. Proporcione às crianças situações de leitura e escrita para que elas possam tomar contato com a língua enquanto registro e comunicação, mas sem se preocupar em traçar letras e silabas e em reconhecê-las. Elas terão toda uma vida para isto.

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