quinta-feira, 12 de abril de 2012

Formação de Professor de Educação Infantil

Depois da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº. 9394/96, os professores, para atuarem na Educação Infantil, precisam de uma formação em nível superior no curso de Pedagogia. Esta formação inicial capacitará os profissionais em 3 ou 4 anos, dependendo da carga horária do curso, quer sejam em instituições públicas e/ou particulares.

Enfrentamos atualmente, no Brasil, um problema muito sério nos cursos de graduação, não somente os de Pedagogia, mas os de licenciatura em geral, pois sobram vagas nas universidades públicas, e nas particulares é um problema enorme abrir uma turma no curso de Pedagogia, principalmente, os presenciais. Enquanto os cursos de formação a distância estão, muitas vezes, lotados.   

Minha preocupação não reside se o curso é a distância ou presencial, o problema está na qualidade de formação dos alunos, futuros profissionais que irão atuar com crianças pequenas. Não sou contra ou a favor de cursos presenciais ou a distância, não é isso. Apenas penso em como ensinar a cuidar e educar um bebê de 3 anos via Internet ou até mesmo via satélite. Isto no meu modo de entender é impossível, é mascarar uma formação. Digo mascarar, porque não podemos aprender a cuidar de um bebê se não for por meio da prática.

Já acho que os cursos de Pedagogia deveriam ser mais práticos do que teóricos, com mais estágios do que disciplinas teóricas, ainda mais em cursos a distância, como estão acontecendo aos milhares neste país. Não se deram conta ainda! Como diz o ditado popular: “não adianta tapar o sol com a peneira”, e mostrar índices de desenvolvimento econômico em plena ascensão, se a base que é a educação, não está sendo cuidada como deveria, por toda a sociedade.

As pessoas se iludem, achando que com um diploma na mão irão melhorar a condição de vida, o que realmente muda alguma coisa é o conhecimento. Sem ele não se chega a lugar algum. Do que adianta um canudo na mão, se quando a pessoa for se apresentar em uma entrevista para trabalhar em alguma instituição de ensino, não saber o que responder quando perguntada sobre a prática.

Cursos com baixa qualidade pedagógica é uma ilusão para quem faz, é se enganar, porque depois, o mercado de trabalho seleciona, e este é cruel. Uma formação de qualidade envolve interesse, motivação em querer aprender e se atualizar. Vivemos um período na humanidade que parece que tudo tem de ser instantâneo e descartável. A EDUCAÇÃO não pode se tornar um fest food! Conhecimento se adquire para toda a vida, diferente de informação. E este equívoco vem acontecendo por parte de uma geração que não entende a diferença entre conhecimento e informação. Todos os dias somos confrontados com milhares de informações captadas pelos nossos sentidos, mas isso não significa que aprendemos tudo o que adquirimos de informação, pelo contrário, só transformamos em conhecimento se for significante para nós.

Os significados se constroem a partir da relação com o mundo, com as pessoas, com a teoria e com a prática. Os cursos de formação de professores precisam ter significados reais para quem estuda, para atender a uma necessidade de uma geração de crianças que estão conectadas e interligadas com o mundo. As metodologias e o currículo, nos cursos de Formação de Professores, precisam de revisão para atender a uma sociedade real.


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