terça-feira, 3 de abril de 2012

Qualidade de Ensino: o que Significa isto na Prática

Falamos tanto, em nossa sociedade, sobre qualidade de ensino como garantia de uma sociedade melhor. Quase todos os políticos em suas campanhas eleitorais fazem suas plataformas dizendo que irão realizar propostas para a melhoria da qualidade de ensino, em especial, o público. Fica aqui um questionamento: O que significa de fato a palavra qualidade de ensino ou de educação para um país? Quem são os responsáveis pela melhoria da qualidade de ensino?
Qualidade é um conceito subjetivo, por isso não tem uma definição clara e objetiva, o que é qualidade para uns, para outros não é, e vice-versa. Então, por que se fala tanto em uma única qualidade de ensino num país com tanta diversidade e riqueza cultural? No meu conceito, a qualidade deve ser pensada pela instituição de ensino e pelos integrantes que nela estejam inseridos. Lembro-me que quando era professora de ensino fundamental, a escola havia acabado de ganhar um vídeo e uma TV novinha de um empresário, como forma de doação, estávamos superfelizes e, no mesmo mês que isto aconteceu, chegou verba federal para comprarmos TV e Vídeo, estes equipamentos não eram mais necessários, pois precisávamos de outros, mas tivemos que comprar exatamente aquilo que previa a verba. Por que relatei este fato? Porque o que uma instituição precisa para ter qualidade dentro do seu contexto social, não é o mesmo que para outra. Precisamos rever este conceito de qualidade para todos os brasileiros, no sentido de respeitar a cultura daquela instituição, daquela cidade, daquele Estado.
O que para uma cidade e Estado parece ser de extrema relevância, para outro não é, e assim sucessivamente, mas o que temos de ter em mente é que não dá para não pensar mais em qualidade de ensino, se não levarmos em consideração as tecnologias. Porque estas adentraram o cotidiano infantil, desde bem pequenas, as crianças de hoje já nascem tecnológicas, elas convivem com a tecnologia no seu dia a dia, e aprendem com muita facilidade a mexer nestes equipamentos, até mais rápido que muitos de nós adultos.
A responsabilidade de uma qualidade de ensino não pode estar vinculada somente a figura do professor que é o responsável direto pelo processo de ensino e aprendizagem. Esta é de responsabilidade de todos, governo, sociedade civil, pais, professores, crianças. 
Um país só se sustenta economicamente se tivermos uma educação de qualidade, não somente para aqueles que podem pagar, mas para todos. Uma reforma na educação brasileira precisa ser pensada e repensada. Fico me questionando: Por que uma grande maioria de pessoas fica esperando que façam a mudança por parte dos governantes? Por que esta mudança não começa de cima para baixo, num debate dentro da própria instituição de ensino junto com todos os envolvidos? Mas isso dá trabalho. E muitos preferem que os outros pensem por ele, isso se chama ficar na zona de conforto. Mas quem sabe o que precisa ser mudado e como tem que ser mudado são as instituições e, posteriormente, o Governo Federal.
Em países desenvolvidos, a própria comunidade gerencia a sua instituição, cuida para que não seja depredada, mas vocês devem estar se questionando, mas é outra cultura! Sim, concordo, é outra cultura, mas porque nós brasileiros não valorizamos o que é nosso! Vejo cada escola deteriorada, quebrada com grades que parecem mais uma prisão do que um lugar que deveria promover a liberdade de expressão e de conhecimento. Ou paramos para rever os nossos conceitos sobre educação, ou estamos fadados à falência do ensino neste país.

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