Um menino de 6 anos fazia tarefa
de casa quando solicitou a ajuda de sua mãe porque não estava conseguindo
realizar as contas sozinho. A mãe explicou uma vez, mas o menino continuava sem
entender como é que fazia. A mãe, nervosa com os fatos, e estressada do
trabalho, começou a humilhar o menino dizendo que cabeça foi feita para pensar,
que ele era burro, avoado, etc.
Ora: uma pessoa que realiza este
tipo de comportamento realmente não nasceu para ser mãe maternal, porque dizer
essas barbaridades para uma criança de 6 anos que não consegue fazer contas
sozinho, é um verdadeiro absurdo! Com essa idade, muitas crianças estão
começando o processo do raciocínio lógico, de aprender o que significam as
contas de matemática, como é que aqueles números correspondem à realidade, ou
seja, muitas vezes elas precisam visualizar no concreto o que significa
adicionar, subtrair... Parece fácil para o adulto, mas para quem ainda está
aprendendo pode ser muito difícil.
Por que dificultar a aprendizagem
de matemática de uma criança de apenas seis anos? Ela poderá não gostar de
matemática para o resto de sua vida, por acabar guardando em sua memória os
apelidos e designações que sua mãe lhe passou; e isso, pode se transformar em raiva
em relação a um tipo de conhecimento fundamental e que faz parte o tempo todo de
nossa vida cotidiana: a tal da matemática! Quando uma criança está aprendendo ela
precisa de adultos calmos, presentes e, mais do que isto, precisa de pessoas
que se preocupem com a aprendizagem em si e não com xingamentos e humilhações.
Xingar, humilhar só piora o processo de aprendizagem, e o produto poderá ser
catastrófico na vida desta criança para sempre. Amem seus filhos e lhes
ensinem, se for o caso, até que eles possam compreender como é que o abstrato
se refere ao concreto. Ensinem sem cobrança e sem pressa! Se precisar,
expliquem 10 vezes, mas façam com calma, respeito e amor!
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