Uma mãe relatou que seu filho de seis
anos não consegue fazer a lição de casa e que muitas vezes, para ele não levar
bronca, ou bilhetes da professora, quem faz o dever de casa é ela. Embora ela saiba
que está errada, acaba fazendo, mas acabou me pedindo socorro. Vamos lá:
A lição de casa deve ser o
reforço pelas atividades que foram dadas em sala de aula, e nunca devem ter um
conteúdo novo. Assim, essa mãe deve rever com a criança o que foi dado em
classe; esse é o primeiro passo quando eles dizem que não conseguem fazer. Então,
fazer por eles não é adequado porque lhes dá a sensação de não serem capazes de
fazer, rouba-se deles a oportunidade de aprenderem habilidades para a vida,
além de fazê-los se sentir incompetentes diante do desafio. O contrário disso é oferecer-lhes a satisfação
de se sentirem independentes. Quando fazemos algo para alguém dizemos
ocultamente: “Você não é capaz!” Ora, o que isto tem de construtivo na vida de
uma criança?
Estudar junto, rever o que foi
dado em sala de aula, entender as dificuldades do filho, propor maneiras
diferentes com materiais concretos, ou mesmo com a ajuda da internet, pode representar
algumas boas saídas. Às vezes, a criança não compreendeu direito o conteúdo
dado em sala de aula ou, então, há falhas em conteúdos de conhecimentos anteriores
para sua compreensão; um exemplo é que para ensinar as quatro operações, antes
a criança precisa saber os números e a sua sequência. Enfim, temos que dar
oportunidades de fazer com que nossas crianças se sintam com satisfação pessoal
por sentirem que são capazes de resolver algo por conta própria. A autoestima
sobe e, com isso, a aprendizagem ocorre, de fato, para a vida toda.
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