segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Escola da Ponte (Portugal): Orgulho de estudar aqui

Quando terminamos nossa visita pela escola da Ponte fomos até o auditório e as crianças que nos recepcionaram foram até lá. Arrumaram as mesas e cadeiras, sentaram-se no palco do auditório, e nos perguntaram o que mais queríamos saber sobre a Escola, dizendo que poderíamos perguntar. Eu imediatamente fiz a seguinte indagação: Como vocês se sentem estudando nesta escola?

Não citarei os nomes, mas somente as respostas dadas. Uma das alunas, que está no último ano ─ o que corresponde, no Brasil, ao 9º ano do Ensino Fundamental porque na Escola da Ponte não há o Ensino Médio ─ nos disse assim: “Eu sinto orgulho desta Escola, e tenho vontade de nunca sair daqui. Esta Escola é única, é diferente; aqui eu posso falar sem medo, opinar sobre o que eu penso, sem ter que me preocupar”. Com essa resposta pude perceber que essa garota está vivenciando um momento de luto, porque ela terá que ser transferida para continuar seus estudos em uma escola “normal”.

Outra criança, que estudou em outra escola uma parte de sua vida e que agora está na Ponte há quatro anos, nos disse que gosta muito de estar ali porque ela pode falar, contar sobre as coisas que pensa e que sente; que nessa Escola ela se sente acolhida, que os professores são amigos. Explicou que ela pode conversar com eles sobre ela mesma, seus problemas e que na antiga escola ela tinha medo de falar; disse que não troca esta escola por nada na vida!

O garoto relatou que tem vontade que a escola tenha ensino secundário (Ensino Médio, no Brasil), até ele chegar lá. Que se alguém o tirasse daquela escola, ele se agarraria na gestora, ou nas portas, e que ninguém conseguiria tirá-lo de lá! 


Percebi, por essas falas, que os alunos amam estar nesse lugar! Eles têm noção de que tudo ali é diferente e, então, para eles, ser diferente é ser especial. A garota que está no último ano disse que se for preciso ela parar com tudo o que está fazendo para falar sobre a Ponte, ela assim o fará porque o Projeto desenvolvido pela Escola consegue preparar os alunos para a vida como um todo. Explicou, também, que neste ano ela faz parte de uma das chapas para decidir a mesa da Assembleia, ou seja, as crianças dessa Escola acabam vivenciando, na prática, o que é ter direitos e deveres desde cedo! Elas possuem vez e voz, decidem e fazem parte do Conselho Gestor da escola para melhorias e discussões sobre os problemas que enfrentam em seus cotidianos.  

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