terça-feira, 24 de novembro de 2015

Escolas públicas em Lisboa (Portugal) e o uso de computadores

Visitamos uma escola pública do Agrupamento Eça de Queiros em Lisboa e as crianças usavam o computador para aprender matemática. Primeiramente preciso mencionar como as crianças adquiriram este computador portátil (laptop). A aquisição deste computador foi realizada segundo um programa do governo: os pais que possuem uma condição de vida melhor pagaram 50 euros, os de classe média 25 e os pais com menor renda não pagaram nada, mas todas as crianças possuem o seu computador portátil. Percebem que todas as classes econômicas estudam juntas sem diferenciação de ensino, perfeito ou justo?

Bem vamos à aula que visitamos: a professora havia projetado na lousa o mesmo exercício que eles possuíam em seus computadores; na mesma sala estavam a professora de matemática, o professor de informática e a professora de sala. As crianças estavam sentadas em duplas e resolviam o problema apresentado pela professora de matemática, conjuntamente, no computador. Os outros dois professores auxiliavam as crianças. Não vimos nenhuma criança na internet fazendo uso inadequado do computador portátil. Não vimos ninguém em outro arquivo; todos faziam as suas tarefas referentes àquele conteúdo.


Preciso fazer dois comentários: mesmo sendo escola pública, os pais adquiriram o computador  ─ não de graça para todos ─, mas de acordo com sua renda econômica, ou seja, não existe abuso de verba pública. Aqui no Brasil, todos esperam tudo do governo, achando que é uma obrigação, um direito, mas se esquecem de seus deveres. Outro comentário é sobre o uso do mesmo: não vi crianças usando de forma inadequada, e sim para a sua aprendizagem. Aqui no Brasil vejo adolescentes e adultos, no ensino superior, usando o telefone celular e o computador de forma inadequada. Fico me indagando sobre o uso destes aparelhos em sala de aula aqui no Brasil: é uma questão de cultura, ou falta de educação e respeito?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário