Visitamos uma escola pública do
Agrupamento Eça de Queiros em Lisboa e as crianças usavam o computador para
aprender matemática. Primeiramente preciso mencionar como as crianças
adquiriram este computador portátil (laptop). A aquisição deste computador foi
realizada segundo um programa do governo: os pais que possuem uma condição de
vida melhor pagaram 50 euros, os de classe média 25 e os pais com menor renda
não pagaram nada, mas todas as crianças possuem o seu computador portátil.
Percebem que todas as classes econômicas estudam juntas sem diferenciação de
ensino, perfeito ou justo?
Bem vamos à aula que visitamos: a
professora havia projetado na lousa o mesmo exercício que eles possuíam em seus
computadores; na mesma sala estavam a professora de matemática, o professor de
informática e a professora de sala. As crianças estavam sentadas em duplas e
resolviam o problema apresentado pela professora de matemática, conjuntamente,
no computador. Os outros dois professores auxiliavam as crianças. Não vimos
nenhuma criança na internet fazendo uso inadequado do computador portátil. Não
vimos ninguém em outro arquivo; todos faziam as suas tarefas referentes àquele
conteúdo.
Preciso fazer dois comentários:
mesmo sendo escola pública, os pais adquiriram o computador ─ não de graça para todos ─, mas de acordo com
sua renda econômica, ou seja, não existe abuso de verba pública. Aqui no Brasil,
todos esperam tudo do governo, achando que é uma obrigação, um direito, mas se esquecem
de seus deveres. Outro comentário é sobre o uso do mesmo: não vi crianças
usando de forma inadequada, e sim para a sua aprendizagem. Aqui no Brasil vejo
adolescentes e adultos, no ensino superior, usando o telefone celular e o
computador de forma inadequada. Fico me indagando sobre o uso destes aparelhos
em sala de aula aqui no Brasil: é uma questão de cultura, ou falta de educação
e respeito?
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