sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Eu já sei/ Preciso de Ajuda/ Posso Ajudar? Escola da Ponte (Portugal)

Na Escola da Ponte as crianças possuem um cartaz onde está escrito: “Eu já sei/ Preciso de Ajuda/ Posso Ajudar?” É uma pena que não pude fotografar para vocês, mas vamos lá, tentarei escrever sobre o que vi. Este cartaz fica exposto na sala, como em um Mural; é uma folha grande de papel (acho que na medida A3), com linhas e dividido em três partes. A própria criança marca neste cartaz o seu nome, de acordo com a sua necessidade ou vontade.

Este cartaz representou, para mim, uma forma de cooperação e solidariedade entre todos. Eu já sei: significa que estou preparado para realizar uma avaliação sobre aquele determinado conteúdo. Preciso de ajuda: determina que outros colegas podem me auxiliar em minha dificuldade. Posso Ajudar: significa que estou livre das minhas tarefas e que sei o conteúdo para auxiliar alguém.

Confesso que adorei esta ideia de socializar para a turma toda, colocando em um cartaz os sinais do que cada criança tem ou precisa; é uma forma de saber o que se passa com os outros, de não achar que todo mundo sabe tudo e de que alguém pode, em algum momento, contribuir com o outro. Não existe aquele que não sabe nada, até porque as turmas são multisseriadas. É visível, a partir deste cartaz, que todos possuem facilidades e dificuldades de aprendizagem. Ninguém se sente sozinho no processo de ensino, pois todos podem enxergar, no outro, suas conquistas e possíveis dificuldades. Na Ponte nenhuma criança se sente sozinha, mas parte integrante de um grupo que está colaborando um com o outro para a vida em sociedade. Conversando com as crianças, um menino nos disse que ele se sente preparado para a vida, que a Ponte dá isto para ele!

Além de conteúdos formais eles também aprendem a respeitar um ao outro e não querer se exibir ou ser melhor do que o outro. Já que todos vivem em comunidade e precisam uns dos outros, isto é viver em sociedade! Estes comportamentos são transmitidos às crianças em ações práticas e perceptíveis e não em conceitos ou teoria!


Nenhum comentário:

Postar um comentário