sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Dia após dia: tudo igual ou diferente?

Estamos diante de um processo de correria e, cada dia parece igual ao outro: uma rotina incansável e prejudicial à saúde mental de todos os seres humanos... mas o quê fazer para ser diferente?

Nas instituições de educação infantil podemos pensar em uma rotina que ofereça algo diferente todo dia; mas como? Simples: cada dia da semana poderá ter uma atividade especial, por exemplo: todas as segundas feiras podem fazer bolo de chocolate, nas terças brincam de massinha de modelar feita de farinha e anilina colorida, nas quartas pintam com guache, nas quintas brincam no tanque de areia e nas sextas confeccionam um objeto. Ou seja, além de tudo os que fazem cotidianamente, as atividades citadas acima só podem ser realizadas nestes dias. Assim, tanto as atividades como os dias da semana se tornam algo especial. 

Lembro-me até hoje que esperávamos ansiosamente pelo domingo para comer macarrão feito pela minha avó, e ela só fazia esta comida neste dia; então, nós, os netos, esperávamos ansiosos por este dia. Era algo especial e diferente dos dias de semana que eram preenchidos de arroz com feijão! Essa magia de comer algo diferente fazia-nos felizes e eu me lembro disto até hoje, com satisfação e saudade.


Sair da rotina faz o seu dia ser diferente e enche o cérebro de lembranças ricas e de satisfação pessoal; contribui para a autoestima, e para sermos saudáveis.  Experimentem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário