Olhando para as salas do maternal,
na Educação Infantil, é possível se observar que as crianças ainda não
conseguem brincar em grupo, e quando uma delas pega um brinquedo, a outra,
muitas vezes quer o mesmo e, então, começam as brigas. Nesse caso, o que o
educador deve fazer?
Bem, é preciso entender que neste
período do desenvolvimento infantil não adianta explicar ou falar que isso não
se faz, que a outra criança é sua amiguinha, que não devemos brigar com os
amigos, etc e tal que tanto se ouve por aí na educação infantil! A criança pequena não tem este discernimento
que os adultos acham que têm, ou que elas vão entender perfeitamente quando a
educadora assim o disser! Claro que não!
O que a educadora deve fazer é tirar
uma das crianças do foco e buscar desviar a sua atenção para outro brinquedo,
ou brincadeira. E isto deve ser feito com naturalidade, sem falar alto ou dar
um sermão daqueles que não acabam mais. Se os adultos entendessem cada fase do
desenvolvimento infantil não ficariam tão cansados no trabalho com as crianças
porque eles se desgastam demais com falas que são incompreensíveis para esta
idade. Outro fator importante é ter dois brinquedos iguais; assim, quando uma
quiser o carrinho azul, a outra criança também poderá ter outro da mesma
cor.
Fácil! É só entender e
compreender o processo de como se dá o desenvolvimento infantil nesta idade tão
rica de experiências e de conquistas. Vamos tentar?
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