quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Crianças brigam, ou conquistam espaço?

Olhando para as salas do maternal, na Educação Infantil, é possível se observar que as crianças ainda não conseguem brincar em grupo, e quando uma delas pega um brinquedo, a outra, muitas vezes quer o mesmo e, então, começam as brigas. Nesse caso, o que o educador deve fazer?

Bem, é preciso entender que neste período do desenvolvimento infantil não adianta explicar ou falar que isso não se faz, que a outra criança é sua amiguinha, que não devemos brigar com os amigos, etc e tal que tanto se ouve por aí na educação infantil!  A criança pequena não tem este discernimento que os adultos acham que têm, ou que elas vão entender perfeitamente quando a educadora assim o disser! Claro que não!

O que a educadora deve fazer é tirar uma das crianças do foco e buscar desviar a sua atenção para outro brinquedo, ou brincadeira. E isto deve ser feito com naturalidade, sem falar alto ou dar um sermão daqueles que não acabam mais. Se os adultos entendessem cada fase do desenvolvimento infantil não ficariam tão cansados no trabalho com as crianças porque eles se desgastam demais com falas que são incompreensíveis para esta idade. Outro fator importante é ter dois brinquedos iguais; assim, quando uma quiser o carrinho azul, a outra criança também poderá ter outro da mesma cor. 


Fácil! É só entender e compreender o processo de como se dá o desenvolvimento infantil nesta idade tão rica de experiências e de conquistas. Vamos tentar?

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