quarta-feira, 30 de setembro de 2015

“A criança não pode parar quieta e tem de brincar”

Toda criança precisa brincar. Ela aprende brincando porque com a brincadeira ela se desenvolve fisicamente, emocionalmente e motoramente. Brincar é coisa séria! Infelizmente muitos adultos não enxergam esta fase da brincadeira como algo de suma importância.

Muitas vezes, na própria casa a criança acaba brincando sozinha porque não possui um irmão/irmã, ou porque os adultos que ali estão têm pressa e não acham tempo para brincar com a criança. Se eles soubessem como é bom brincar com as crianças... Isso satisfaz e nutre a própria criança interior do adulto em questão, uma criança que está escondida lá dentro, que nunca sai porque essa pessoa precisa ser um adulto o tempo todo!

Brincar é necessário para a saúde mental de todos nós. Para a criança, brincar é uma necessidade orgânica e é a forma de como a criança se expressa no mundo que a rodeia. As brincadeiras, os jogos e brinquedos imprimem em sua memória momentos de vivências únicas, que ficarão armazenadas para sempre, deixando a mente da criança rica de satisfação e de vontade de viver. E para compor a brincadeira que amplia a imaginação criadora, os materiais da natureza podem fazer parte deste universo infantil e lúdico, assim como materiais recicláveis e peças da própria casa; tudo isso compõe o universo infantil tão importante por que se refere a uma faixa etária que estrutura e forma a base de todo ser humano: base física, psicológica e social.

De minha parte, eu prefiro uma criança brincando, pulando, correndo, caindo e se ralando toda, do que uma sentada em um sofá na frente de um computador ou de uma televisão. Ficar sentado atrofia os músculos; e ficar somente ligado em mídias eletrônicas atrofia o cérebro, pois estas dão respostas prontas, quase nem é preciso pensar... e, além disso, um longo tempo de permanência no mundo virtual acabará por criar mentes manipuladas e interessadas em consumo, em competição econômica e não em mentes pensantes, atuantes e críticas. Muito mais que mentes que pensam, refletem e brilham, o brincar propicia um emocional saudável, vivencial pela experiência do faz de conta. Pensem nisso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário