Vi
em uma foto de sala de aula, de uma professora de crianças de 4 anos, um cartaz
de tempo da seguinte forma: Sol com
carinha; Sol com carinha e uma Nuvem com carinha também; Nuvem com carinha de
ventania; Nuvem com carinha chovendo.
Desculpem-me,
mas achei ridículo e sem significado real algum! Mas vou lhes explicar porque
isto é ridicularizar, ou até mesmo infantilizar as crianças chamando-as de
idiotas. Vamos lá... Quando olhamos para o céu, as nuvens, o sol, ventos e
chuvas possuem carinhas e/ou rostinhos? Não! Então, por que colocar um cartaz
na educação infantil, cujo período de
descobertas, experimentações, vivências é tão rico e promissor, com algo que
não seja real?
Se
quiserem fazer este tipo de cartaz façam, mas pensem que as crianças precisam
aprender a fazer uso de representações com significado real, de fato! Nada de
querer fantasiar com os fenômenos da natureza, já que essa forma, do jeito como
está no cartaz, corresponde a algo bastante subjetivo. As crianças estão em fase
de formação de representações mentais e precisam de realidade, de verdade e de
significados. Se nós lhes ensinamos coisas que não são verdadeiras ─ porque o sol não tem carinha e/ou rostinho, e
porque chuva, em uma época do ano é extremamente importante e traz muita
felicidade, assim como excesso de sol ou de vento pode vir a representar danos
irremediáveis à saúde ou às plantações, cuidado! Como vocês querem que as
crianças acreditem em vocês, em tudo o que ensinam, se vocês, professores,
passam a ser motivo de chacota? Isso mesmo, porque as crianças de hoje, muito
mais rápidas e antenadas do que as crianças de uma outra época, de um outro
tempo, vão perceber que estão lhes ensinando
coisas que não existem, de fato, ou que são relativas, dependendo do contexto,
da situação!. Professor, você poderá ser motivo de chacota quando as crianças
percebem que seu conteúdo – é uma inverdade! Num simples cartaz de tempo vocês
podem perder a credibilidade infantil! Pensem nisto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário