quinta-feira, 5 de junho de 2014

Cartaz de tempo

Vi em uma foto de sala de aula, de uma professora de crianças de 4 anos, um cartaz de tempo da seguinte  forma: Sol com carinha; Sol com carinha e uma Nuvem com carinha também; Nuvem com carinha de ventania; Nuvem com carinha chovendo. 

Desculpem-me, mas achei ridículo e sem significado real algum! Mas vou lhes explicar porque isto é ridicularizar, ou até mesmo infantilizar as crianças chamando-as de idiotas. Vamos lá... Quando olhamos para o céu, as nuvens, o sol, ventos e chuvas possuem carinhas e/ou rostinhos? Não! Então, por que colocar um cartaz na educação infantil, cujo  período de descobertas, experimentações, vivências é tão rico e promissor, com algo que não seja real?


Se quiserem fazer este tipo de cartaz façam, mas pensem que as crianças precisam aprender a fazer uso de representações com significado real, de fato! Nada de querer fantasiar com os fenômenos da natureza, já que essa forma, do jeito como está no cartaz, corresponde a algo bastante subjetivo. As crianças estão em fase de formação de representações mentais e precisam de realidade, de verdade e de significados. Se nós lhes ensinamos coisas que não são verdadeiras ─  porque o sol não tem carinha e/ou rostinho, e porque chuva, em uma época do ano é extremamente importante e traz muita felicidade, assim como excesso de sol ou de vento pode vir a representar danos irremediáveis à saúde ou às plantações, cuidado! Como vocês querem que as crianças acreditem em vocês, em tudo o que ensinam, se vocês, professores, passam a ser motivo de chacota? Isso mesmo, porque as crianças de hoje, muito mais rápidas e antenadas do que as crianças de uma outra época, de um outro tempo, vão perceber que estão lhes ensinando  coisas que não existem, de fato, ou que são relativas, dependendo do contexto, da situação!. Professor, você poderá ser motivo de chacota quando as crianças percebem que seu conteúdo – é uma inverdade! Num simples cartaz de tempo vocês podem perder a credibilidade infantil! Pensem nisto.

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