Vi
uma foto, em uma rede social, um cartaz de combinados feito de E.V.A., com duas
corujinhas lindas; combinava com a decoração da sala que era toda de
corujinhas. No cartaz havia regras escritas pela professora, anteriormente à chegada
das crianças de cinco anos. Não vou discutir aqui se a decoração estava
adequada ou não, mas vou colocar as regras, como estavam no cartaz, para que
possamos analisar juntos:
1-
Respeitar os
colegas e professores;
2-
Usar as palavrinhas mágicas;
3-
Ter cuidado com
seus materiais;
4-
Não jogar lixo no
chão;
5-
Não sair da sala
sem permissão;
6-
Prestar atenção
na aula;
7-
Não gritar;
8-
Manter a sala
organizada;
9-
Esperar sua vez
de falar;
10-
Fazer muita
amizade e ser feliz.
Bem, mais uma vez preciso dizer que este tipo de cartaz não
funciona, somente serve de decoração para a sala de aula ou espaço de
referência. Por que não funciona? Porque, ao que tudo indica, são regras que
não foram criadas de acordo com as necessidades e acontecimentos do grupo!
Foram colocadas na parede sem a conversa prévia e sem ter acontecido algum tipo
de comportamento citado no cartaz. Além do mais, algumas regras são abstratas e
sem sentido, por exemplo, “usar as palavrinhas mágicas”. E quais são as
“palavrinhas mágicas”? Para nós,
adultos, que já vivenciamos situações específicas, vem à nossa mente frases e
expressões assim: “Com licença”, “por favor”, “obrigado”!Agora, se a criança
ainda não ouviu que essas “palavrinhas” fazem parte de um contexto, de uma
situação, como saberá que estas são as “palavrinhas mágicas” às quais a lista
de regras se refere?
Ai, professores, cuidado com os absurdos que vocês cometem ─
muitas vezes sem pensar ─ porque reproduzem para a sua sala de aula
algo que viram/ouviram em algum lugar e acabam por repetir apenas por acharem
lindo, sem pensar no que estão fazendo!
Crianças de cinco anos têm um pensamento concreto e imediatista, ainda
não sabem ler, e estas regras são para inglês ver... quem sabe a coordenadora
ou diretora, mas nenhuma eficácia ou eficiência!
Nenhum comentário:
Postar um comentário