segunda-feira, 2 de junho de 2014

Cartaz de Combinados

Vi uma foto, em uma rede social, um cartaz de combinados feito de E.V.A., com duas corujinhas lindas; combinava com a decoração da sala que era toda de corujinhas. No cartaz havia regras escritas pela professora, anteriormente à chegada das crianças de cinco anos. Não vou discutir aqui se a decoração estava adequada ou não, mas vou colocar as regras, como estavam no cartaz, para que possamos analisar juntos:

1-       Respeitar os colegas e professores;
2-        Usar as palavrinhas mágicas;
3-       Ter cuidado com seus materiais;
4-       Não jogar lixo no chão;
5-       Não sair da sala sem permissão;
6-       Prestar atenção na aula;
7-       Não gritar;
8-       Manter a sala organizada;
9-       Esperar sua vez de falar;
10-   Fazer muita amizade e ser feliz.

Bem, mais uma vez preciso dizer que este tipo de cartaz não funciona, somente serve de decoração para a sala de aula ou espaço de referência. Por que não funciona? Porque, ao que tudo indica, são regras que não foram criadas de acordo com as necessidades e acontecimentos do grupo! Foram colocadas na parede sem a conversa prévia e sem ter acontecido algum tipo de comportamento citado no cartaz. Além do mais, algumas regras são abstratas e sem sentido, por exemplo, “usar as palavrinhas mágicas”. E quais são as “palavrinhas mágicas”?  Para nós, adultos, que já vivenciamos situações específicas, vem à nossa mente frases e expressões assim: “Com licença”, “por favor”, “obrigado”!Agora, se a criança ainda não ouviu que essas “palavrinhas” fazem parte de um contexto, de uma situação, como saberá que estas são as “palavrinhas mágicas” às quais a lista de regras se refere?


Ai, professores, cuidado com os absurdos que vocês cometem ─ muitas vezes  sem pensar ─  porque reproduzem para a sua sala de aula algo que viram/ouviram em algum lugar e acabam por repetir apenas por acharem lindo, sem pensar no que estão fazendo!  Crianças de cinco anos têm um pensamento concreto e imediatista, ainda não sabem ler, e estas regras são para inglês ver... quem sabe a coordenadora ou diretora, mas nenhuma eficácia ou eficiência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário