segunda-feira, 9 de junho de 2014

Educação Infantil: eixo principal das infâncias

A educação infantil corresponde a um período das infâncias, de zero a cinco anos de idade, hoje no Brasil. Ela não tem a obrigatoriedade de ser preparatória para o ensino fundamental, embora algumas instituições tenham este objetivo.

Quando digo infâncias, no plural, quero que entendam que não existe um único tipo de infância. Vou exemplificar para que entendam melhor: a infância de crianças que moram em cidades grandes e vivem em condomínios, não é igual à infância das crianças que vivem em uma cidade pequena que não possui prédios, trânsito, e que permite que elas possam brincar livremente pelas ruas porque não existe perigo de violência. Embora o período da infância corresponda, na legislação brasileira, de zero a doze anos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), estas acabam por serem diferentes, de acordo com a cultura e local onde a criança vive.


A educação Infantil deve ter como proposta uma educação que leve em consideração as diferentes infâncias, que atenda às potencialidades, características e necessidades específicas de cada criança, respeitando seu jeito singular de ser e de estar no mundo. O planejamento deve ter como eixo as interações e as brincadeiras, sempre respeitando a natureza de ser da criança. Ser criança humanizada é considerar que a criança produz cultura e que é nas culturas que as crianças são produzidas! 

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