quarta-feira, 4 de junho de 2014

Crianças: culturas infantis

É muito comum, na literatura de educação infantil, vocês encontrarem o conceito de que crianças produzem cultura e são produzidas por ela. Mas o que significa isto, de fato?

Primeiro precisamos entender o conceito de cultura aqui utilizado. Hannah Arendt no seu livro: Entre o passado e o futuro (1972:267), nos relata que “Cultura é o modo de relacionamento do homem com as coisas do mundo”. Neste sentido, o modo como as crianças se relacionam com outras pessoas ─ sejam elas crianças ou adultos ─ e como se relacionam com o ambiente no qual convivem e vivem, é cultura. E elas moldam e são moldadas por esta cultura para formar o seu “EU”. Portanto, produzem e são produzidas nas culturas infantis, ou seja, nas vivências, experiências, nas relações e contatos.

As crianças, por exemplo, brincam com um cabo de vassoura que vira cavalo, mudando o rumo estabelecido dos objetos para atender às suas necessidades do momento. Elas olham o mundo de maneira espontânea, criando e recriando brincadeiras de acordo com a sua vontade. Olhar o mundo da criança a partir do ponto de vista da criança, entendendo como ela se relaciona com os objetos e com as pessoas, pode revelar para nós, adultos, surpresas e uma outra maneira de ver a realidade. Uma realidade cercada de crianças e de suas culturas infantis. Isto é importante para que enxerguemos seu mundo e sua forma de se relacionar, e para que possamos planejar as atividades de acordo com o que elas pensam, sem achar que elas não sabem nada, que são um mero receptáculo oco à espera de um conteúdo que venha lhes preencher! Mas também, não podemos propor atividades e/ou situações significativas que não estejam de acordo com o seu desenvolvimento naquele determinado tempo. O ditado popular: “ nem tanto no céu, nem tanto na terra”,  cabe aqui neste momento. As atividades e/ou situações significativas não podem ser fáceis e nem difíceis demais, mas devem, sempre, respeitar as culturas infantis às quais as crianças pertencem.


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