O processo de linguagem oral e
escrita para as crianças pequenas exige de todos um cuidado especial. O desenvolvimento da linguagem tem um papel
fundamental na vida de uma criança, principalmente na fase de alfabetização.
Ter um fonoaudiólogo na equipe
multidisciplinar de uma escola irá auxiliar na elaboração de atividades e
situações rotineiras da sala de aula, auxiliando o professor com o objetivo de
melhoria na qualidade de ensino. A pedagogia somente não é capaz de cuidar de
todos estes aspectos da alfabetização porque há mais elementos que permeiam
essa situação. O professor precisa conhecer algumas técnicas e recursos fáceis
de serem trabalhados em espaços educativos, de maneira que esse conhecimento
possibilite uma ação preventiva ou mesmo interventiva; a equipe pedagógica
poderá receber orientações no sentido de ações e ajustes que possam ser feitos,
a fim de adequar cada caso às necessidades de cada criança, buscando sempre condições
mais propícias para o real desenvolvimento da aprendizagem.
O fonoaudiólogo, além de dirigir
seu olhar profissional para os alunos poderá, também, orientar e cuidar da
saúde vocal do professor, auxiliando-o a usar a dicção, a tonalidade e o timbre
de voz, evitando ou diminuindo os problemas vocais, aprimorando suas
habilidades didáticas por meio de atividades mais eficazes de comunicação para
com as crianças.
De igual forma, auxiliar os pais
sobre possíveis dificuldades com seus filhos, facilitando a comunicação e a
aprendizagem das crianças, orientando sobre as fases e os cuidados com a
alimentação, com a respiração, sobre hábitos orais, estímulos de fala, de
leitura, dentre outros.
O fonoaudiólogo pode trabalhar em
conjunto com a nutricionista, com a psicóloga, com o médico, com o professor e com
a equipe gestora da escola, a fim de prevenir ou sanar possíveis problemas de
comunicação com todos os atores da instituição de ensino. Afinal de contas,
prevenir é bem mais barato que remediar, não é mesmo?
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