Pensando em uma criança que
ficará muitas horas dentro de um espaço escolar, por conta de uma educação
integral, tenho que pensar em áreas que proporcionem, além de aprendizados, também
o lazer. Assim, um lago para pesca seria um exemplo de uma área de aprendizagem
e lazer dentro de uma escola-fazenda sustentável.
Pescar representa técnica,
precisão e atenção. É necessário saber colocar a quantia certa de isca,
posicionar a vara, aguardar pacientemente e com atenção para perceber quando o
peixe morde a isca, retirá-lo para que seja devolvido ao seu habitat de origem
ou, então, utilizá-lo para servir de alimento, seja para aquele grupo, como
aprendizado sobre os nativos, nossos ancestrais, ou para as aves que geralmente
permeiam este espaço. Tudo isto é aprendizado, é cultura e traz o envolvimento
com a atividade da contemplação e do relaxamento.
Penso que uma escola sustentável
não deve propiciar somente atividades cognitivas e/ou motoras. Ela deve ser pensada
de forma a propiciar o que seja VIDA, e pescar é uma atividade de diversão e,
também, de aprendizado. Temos vários jogos e brinquedos que remetem a esta
prática, como em festas juninas com as famosas Barradas da Pescaria com os
peixinhos desenhados em plaquinhas com ganchos e dispostos pela areia. Então,
por que não fazer isto de verdade em um espaço escolar, podendo propiciar, aos
pequenos, interação direta com a natureza? Mais do que isto: educar com a experiência, o
cuidado e a atenção; explicar sobre a cadeia alimentar, sobre os ambientes de
vida, sobre as águas próprias para a proliferação da vida e as águas poluídas e
mortas de alguns rios... educar para além de papéis e de cartazes como se faz
atualmente! Isso é que é educar os princípios por meio da prática. Educar
fazendo parte do sistema chamado planeta Terra! Educar se divertindo, brincado
de forma séria, vivendo a vida em todos os seus aspectos.
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