segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Espaços de lazer e entretenimento na escola sustentável

Pensando em uma criança que ficará muitas horas dentro de um espaço escolar, por conta de uma educação integral, tenho que pensar em áreas que proporcionem, além de aprendizados, também o lazer. Assim, um lago para pesca seria um exemplo de uma área de aprendizagem e lazer dentro de uma escola-fazenda sustentável.

Pescar representa técnica, precisão e atenção. É necessário saber colocar a quantia certa de isca, posicionar a vara, aguardar pacientemente e com atenção para perceber quando o peixe morde a isca, retirá-lo para que seja devolvido ao seu habitat de origem ou, então, utilizá-lo para servir de alimento, seja para aquele grupo, como aprendizado sobre os nativos, nossos ancestrais, ou para as aves que geralmente permeiam este espaço. Tudo isto é aprendizado, é cultura e traz o envolvimento com a atividade da contemplação e do relaxamento.


Penso que uma escola sustentável não deve propiciar somente atividades cognitivas e/ou motoras. Ela deve ser pensada de forma a propiciar o que seja VIDA, e pescar é uma atividade de diversão e, também, de aprendizado. Temos vários jogos e brinquedos que remetem a esta prática, como em festas juninas com as famosas Barradas da Pescaria com os peixinhos desenhados em plaquinhas com ganchos e dispostos pela areia. Então, por que não fazer isto de verdade em um espaço escolar, podendo propiciar, aos pequenos, interação direta com a natureza?  Mais do que isto: educar com a experiência, o cuidado e a atenção; explicar sobre a cadeia alimentar, sobre os ambientes de vida, sobre as águas próprias para a proliferação da vida e as águas poluídas e mortas de alguns rios... educar para além de papéis e de cartazes como se faz atualmente! Isso é que é educar os princípios por meio da prática. Educar fazendo parte do sistema chamado planeta Terra! Educar se divertindo, brincado de forma séria, vivendo a vida em todos os seus aspectos.  

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