sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Objetivos e Metodologia de ensino de uma Escola Sustentável

Uma escola sustentável terá como principal objetivo os valores de uma sociedade que utilize conceitos e ações de sustentabilidade amparados em três grandes eixos: econômico, social e meio ambiente. Uma escola com o conceito de sustentabilidade deve ser construída com materiais recicláveis; no entanto, apenas a construção com materiais reutilizados não é o suficiente para educar para a sustentabilidade.

Em seu modo de gerenciar, tanto no currículo das crianças, como na metodologia da escola e dos professores, são necessárias ações que eduquem as crianças, os jovens e também os adultos ─ estes, bem mais difíceis ─ para um novo estilo de vida. A orientação para coleta e destino que se faz para latinhas, ou garrafas, não é o suficiente para que a sustentabilidade aconteça. As crianças e os adultos precisam produzir produtos que possam ser vendidos de forma a que os três eixos da sustentabilidade: social, ambiental e econômico estejam presentes em todas as ações e estudos. Vou exemplificar para entenderem melhor o que quero dizer: por exemplo, com os resíduos úmidos os alunos da escola podem aprender a produzir compostagem para hortas e pomares; a produção de verduras, legumes e frutas realizada junto com as crianças deve ter, a sua forma de saída ─ as vendas ─ realizadas pelos alunos em algum espaço dentro do ambiente escolar para que consigam aprender  ─ na prática real ─ a gerenciar uma economia sustentável. Vejo alguns exemplos de escolas sustentáveis pelo mundo que se preocupam apenas com o meio ambiente e com a produção de orgânicos, mas se esquecem de educar para a gestão empreendedora desta nova economia.

É importante a preservação do meio ambiente, a produção de alimentos orgânicos para uma vida saudável, mas é igualmente importante saber gerenciar estes produtos. Aprender a cultivar, a montar um logo e uma marca para os produtos, a fazer embalagens, a colocar preços e vender... isso tudo é fundamental para uma economia sustentável. Objetivo e metodologia sustentável vão além da sala de aula! Trata-se de aprendizados para a vida de forma vivenciada. São conhecimentos que farão a diferença na vida de qualquer criança, jovem ou adulto.


Alguém pode estar se perguntando: “E os conteúdos próprios da escola, tais como: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia??? Como ficam???” Pois bem: estes serão dados, porém, com o princípio de uma escola que educa com a experiência, com a vivência, com a utilização destes conteúdos para a vida, e não de forma que sejam utilizados apenas em provas ou somente para o vestibular. Afinal de contas, esse conceito de educação que visa ao bom desempenho apenas para uma prova ou para um exame de vestibular está ultrapassado; hoje em dia, o mundo necessita de futuros profissionais engajados com a vida no sentido dos três eixos mencionados acima e que estruturam um novo estilo de ser e de viver; para isso, as escolas deverão se fundamentar em uma educação eficiente e eficaz, produzindo um novo estilo de vida, de ação e de relações.

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