Uma
escola sustentável terá como principal objetivo os valores de uma sociedade que
utilize conceitos e ações de sustentabilidade amparados em três grandes eixos:
econômico, social e meio ambiente. Uma escola com o conceito de
sustentabilidade deve ser construída com materiais recicláveis; no entanto, apenas
a construção com materiais reutilizados não é o suficiente para educar para a
sustentabilidade.
Em seu
modo de gerenciar, tanto no currículo das crianças, como na metodologia da
escola e dos professores, são necessárias ações que eduquem as crianças, os
jovens e também os adultos ─ estes, bem mais difíceis ─ para um novo estilo de
vida. A orientação para coleta e destino que se faz para latinhas, ou garrafas,
não é o suficiente para que a sustentabilidade aconteça. As crianças e os
adultos precisam produzir produtos que possam ser vendidos de forma a que os
três eixos da sustentabilidade: social, ambiental e econômico estejam presentes
em todas as ações e estudos. Vou exemplificar para entenderem melhor o que
quero dizer: por exemplo, com os resíduos úmidos os alunos da escola podem
aprender a produzir compostagem para hortas e pomares; a produção de verduras,
legumes e frutas realizada junto com as crianças deve ter, a sua forma de saída
─ as vendas ─ realizadas pelos alunos em algum espaço dentro do ambiente
escolar para que consigam aprender ─ na
prática real ─ a gerenciar uma economia sustentável. Vejo alguns exemplos de escolas
sustentáveis pelo mundo que se preocupam apenas com o meio ambiente e com a
produção de orgânicos, mas se esquecem de educar para a gestão empreendedora
desta nova economia.
É
importante a preservação do meio ambiente, a produção de alimentos orgânicos
para uma vida saudável, mas é igualmente importante saber gerenciar estes
produtos. Aprender a cultivar, a montar um logo e uma marca para os produtos, a
fazer embalagens, a colocar preços e vender... isso tudo é fundamental para uma
economia sustentável. Objetivo e metodologia sustentável vão além da sala de
aula! Trata-se de aprendizados para a vida de forma vivenciada. São
conhecimentos que farão a diferença na vida de qualquer criança, jovem ou
adulto.
Alguém
pode estar se perguntando: “E os conteúdos próprios da escola, tais como: Língua
Portuguesa, Matemática, História, Geografia??? Como ficam???” Pois bem: estes serão
dados, porém, com o princípio de uma escola que educa com a experiência, com a
vivência, com a utilização destes conteúdos para a vida, e não de forma que
sejam utilizados apenas em provas ou somente para o vestibular. Afinal de
contas, esse conceito de educação que visa ao bom desempenho apenas para uma
prova ou para um exame de vestibular está ultrapassado; hoje em dia, o mundo
necessita de futuros profissionais engajados com a vida no sentido dos três
eixos mencionados acima e que estruturam um novo estilo de ser e de viver; para
isso, as escolas deverão se fundamentar em uma educação eficiente e eficaz,
produzindo um novo estilo de vida, de ação e de relações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário