quinta-feira, 29 de maio de 2014

Ação e formação de pensamentos

Para que as crianças desenvolvam o pensamento científico, é necessário que o professor tenha em mente que tudo o que ele se propuser a fazer, primeiro deve ser experimentando em forma de ação. Por exemplo, se quiserem ensinar a mudança da água, do estado líquido para o vapor, é importante que as crianças molhem alguma roupa deixem-nas secando, e depois recolham a roupa para ver o que aconteceu.

Após terem experimentado, ou seja, depois da ação realizada, o professor em uma roda de conversa instiga o pensamento infantil perguntando: “ o que aconteceu com a roupa? Por que aconteceu?” Enfim, perguntas que instiguem as crianças a perceberem o que elas fizeram e a que conclusões puderam chegar.


Isto é a apropriação de conceitos científicos, por parte das crianças, de forma concreta. Este é o procedimento correto de um pesquisador.  Fácil de fazer? Sim, quando acreditamos no potencial das crianças e temos em mente que queremos desenvolver-lhes o pensamento científico desde a mais tenra idade. Mas atentem para o detalhe de que não é para fazer por elas, e nem para demonstrar... é  deixá-las pegar a roupa, molhar com água e colocar para secar. Não façam por elas! As experimentações e os sentidos, nesse caso,  pertencem às crianças e não ao adulto!  Você, professor, já aprendeu isto; então, deixe que suas crianças aprendam com significados reais.

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