sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Quarta feliz: pai e filho

Todas as quartas-feiras, à noite, vejo postado em minha rede social fotos de um menino de 6 anos, com seu pai, construindo objetos com materiais recicláveis. Cada semana é uma surpresa diferente: campos de futebol, ônibus, bichos, dentre outros, que aparecem em fotos elaboradas pelos dois. Isto me chamou a atenção, então resolvi perguntar ao pai por que e como eram feitos estes brinquedos. Interroguei-o para que pudesse contar esta história como um lindo exemplo de relação pai e filho para vocês. 

Ele me disse que é separado, e que o filho fica com ele todas as quartas-feiras, e que esta confecção foi acontecendo meio que por acaso. Aos poucos eles foram construindo alguns objetos, e hoje essa atividade se transformou em um projeto que eles intitularam de “Quarta Feliz”. Questionei sobre como ele conduzia isto, quem escolhia os materiais, e ele me disse que entra no mundo do filho e que o menino escolhe o que quer fazer, e que o projeto,  por causa da internet, já está grande! Eles recebem dicas de vários internautas e amigos sobre o que fazer com materiais recicláveis. E assim, o pai explica: “tudo começa com o Vinicius escolhendo o que quer fazer. Por exemplo, ele queria fazer alguma coisa com caixa de leite, então, surgiu a ideia do ônibus, mas não tínhamos palitos de churrasco, fomos ao supermercado comprar; ele queria um pacote de balas e me disse que poderiam colar os personagens que estavam no pacote de balas na lateral do ônibus...” e assim, a cada semana eles vão construindo algo diferente, e depois o Vinicius vai dormir com o que confeccionaram naquele dia.

Olhem que história linda! Nela estão contidos vários aspectos: a afetividade entre pai e filho que vai sendo construída de forma saudável... o fato de não haver proibição ─ pelo contrário ─  há incentivo à imaginação, criatividade, plasticidade, enfim... O desenvolvimento cognitivo está bastante ativo  na elaboração de hipóteses do que se vai fazer, de como fazer, com o quê fazer? Mãos à obra, porque os nossos personagens são super ativos e os aspectos motores vem sendo desenvolvidos a todo vapor: cortar, colar, medir, rasgar, furar, enfim... o cérebro a mil por hora na resolução de problemas, na criatividade que expande o caminho pela experiência, na decisão da escolha e no respeito mútuo, além de tantas outras coisas mais!  E ainda: estão sendo construídos conceitos de educação ambiental, uma vez que eles utilizam materiais recicláveis!


Parabéns aos dois! Obrigada por me deixarem contar e publicar esta história de vocês. Muitas quartas-feiras felizes para os dois. Beijos!   

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