Imagine a cena descrita no título acima, o que revela nas entrelinhas. Autoritarismo e, mais do que isto, a hora de se alimentar fica chata, quando deveria ser o contrário. Não posso conversar, tenho que sentar direito, tudo rápido para acabar depressa. Depois se fala que comer é um dos prazeres da vida.
Se comer faz bem e é algo necessário para todos os seres vivos, precisamos tornar este momento agradável. Algumas culturas têm o hábito de juntar as pessoas em torno da mesa e conversar sobre a vida? Nesta hora todos reunidos quer seja em casa ou na instituição de ensino deve ser um momento de saciar a fome e também de se estabelecer laços de afetividade; mas para que isto ocorra os adultos não podem ser autoritários e sim parceiros e exemplo.
O que vejo de problema é que neste momento de se alimentar, que deveria ser algo com sossego, muitas vezes é um tumulto, com adultos colocando comida sem perceber se aquela quantidade é adequada mesmo para aquela criança. Nas instituições de ensino percebo cada cena é uma colher disto, um pedaço de carne etc; tudo igual para todas as crianças. Outro dia me perguntei: Será que os professores não percebem que uma criança é mais magrinha outra mais cheinha e que elas comem quantidades diferentes por conta do seu biotipo? Depois sobram alimentos, eles exigem que comam tudo, mas e se a criança não come tudo ainda leva bronca. Não seria mais fácil observar o biotipo da criança antes de a comida ser servida? Às vezes causamos problemas sem nos dar conta. Observe melhor cada criança e deixe-as se expressar neste momento de convívio, senão quando adultas não saberão como conviver em um ambiente de almoço ou jantar, pois não aprenderam quando crianças. Também sou a favor de deixar as crianças colocarem comida em seu prato, com isto elas aprendem a ser servir e a comer a quantidade que desejam e não o que os outros querem que ela coma. Pensem sobre isto...
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