sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Rotina estressante para a criança pode gerar carência

Conversando com uma mãe, ela me disse que sua filha de 1 ano e 6 meses está muito irritada ultimamente e anda se mordendo toda. Perguntei a ela como é  sua rotina diária e ela me relatou o seguinte: De segunda até sexta-feira ela acorda a menina por volta das 6 horas, troca sua fralda, dá mamadeira e coloca-a no carro para ir à instituição de educação infantil. Ela continua o relato:  chegamos por volta das 8 horas. De tarde pego-a na escola às 18 horas; chegamos em casa por volta das 20 horas, coloco-a para assistir a um filminho na TV enquanto eu preparo o jantar. Ela come, eu troco sua fralda e a coloco para dormir. Nos finais de semana tenho minha rotina de dona de casa; então ela fica com os avós até eu conseguir fazer tudo; você sabe, lavar, passar, limpar a casa; estas coisas.

Perguntei para ela: Você brinca com ela, assiste a um filminho junto, leva-a para passear nos finais de semana?  Ela me respondeu: Quando sobra tempo eu até brinco um pouquinho, mas ela é muito pequena, não dá para brincar de nada.

Vamos refletir a rotina frenética desta criança, desde as 6 horas até às 22 horas todos os dias; ela não tem liberdade para nada, é acordada todos os dias sem respeitarem seu ritmo de criança pequena. Sua mãe acha que está presente, mas, na verdade, ausente o tempo todo, por que está muito preocupada em trabalhar e cuidar da casa, coisas de mulher moderna.  Não brinca com a criança, pois acha que ela não sabe brincar de nada por ser pequena demais. Esta criança está irritada pela falta carinho, afeto, aconchego, colo, beijos e abraços. A rotina é estressante; com 1 ano e 6 meses está vivendo a rotina de um adulto. Com esta tenra idade, pode isto?


Nenhum comentário:

Postar um comentário