quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O que pode causar na cabeça da criança regras que oscilam?

Durante a semana as regras eram colocadas: horário para dormir, para comer etc, e no final de  semana não; isto é inadequado ao bom desenvolvimento da criança, pois os limites não são claros e firmes. A criança não é capaz de entender o porquê  dessa situação toda.

Outro fator importante é que as regras sejam construídas junto com as crianças para que elas entendam o motivo de dever cumpri-las; se as regras forem impostas, as crianças não entendem e, pior, ainda podem fazer com raiva as situações impostas por regras. Tudo deve ser um combinado entre as crianças e adultos, mas se lembre sempre que se combinou você também tem que cumprir.

Vou dar um exemplo: existe regra para a criança tomar banho todos os dias, mas o pai ou a mãe deixa de fazer isto um dia na frente das crianças, pronto, isto é suficiente para começar um conflito. A criança pode dizer “você também não tomou banho hoje, por que eu tenho que tomar”. Os pais não podem ser ora permissivos e ora autoritários. São importantes rotinas e limites para o desenvolvimento saudável de uma criança e mais ainda de sua personalidade. Os limites facilitam a sua socialização; as crianças precisam adquirir regras e formas de conduta, mas elas precisam entender cada uma delas e o adulto é fundamental neste processo de entendimento. É ele que conduzirá de forma equilibrada o estabelecimento de regras junto com as crianças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário