sábado, 1 de dezembro de 2012

Trabalhando o concreto com as crianças pequenas

Quando nascemos aos poucos vamos conhecendo o mundo em nossa volta e desenvolvendo nosso aparato neurológico. Nossa memória e raciocínio vão aos poucos sendo desenvolvidos, para isto uma fase importante de nossas vidas é a infância. Ela é a base do nosso desenvolvimento futuro. Mas não adquirimos pensamento abstrato sem anteriormente não trabalharmos o concreto com as crianças.

 É por esse motivo que os jogos, brinquedos e brincadeiras fazem parte da educação infantil. O pensamento abstrato se forma a partir do concreto. Por exemplo, a criança precisa entender o que significam as quantidades numéricas no concreto, contando e recontando balas, bolachas, bolinhas, enfim, qualquer material para entender o que significa um, dois e principalmente visualizar as diferenças.

 Por que o símbolo de zero até nove (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) só existe uma representação, elas podem confundir. Para nós adultos, que já formamos nosso pensamento abstrato sabemos que mesmo os números de zero a nove terem um única representação, eles significam quantidades diferentes, mas para a criança isto não está formado.

 Pensem comigo, se quando alguém ganha na loteria uma quantidade razoável de dinheiro nós adultos ficamos imaginando o que isso significa em notas e parece tão abstrato, para a criança que está formando seu pensamento é a mesma sensação de não saber. E olhe que somos adultos e temos pensamento abstrato; então, ajudem as crianças a formar este pensamento, trabalhando com elas no concreto, isto serve para tudo e não somente para números, que foi somente um tema como exemplo.          

site: www.vandaminini.com.br                            


Nenhum comentário:

Postar um comentário