terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Sala de TV, nosso cinema...

 Em cada instituição de ensino deveria existir uma sala com a TV, vídeo, DVD para que pudessem ser exibidos filmes educativos para as crianças. Vocês devem estar se perguntando por que um lugar específico, não poderia ter em cada sala estes equipamentos?  O ideal seria tê-los em cada sala, mas isso nem sempre é possível devido a condições  financeiras. Então por que não ter uma sala onde todos esses equipamentos pudessem estar dispostos de maneira que as crianças pudessem usufruir quando necessário e planejado pelo professor?

 Só cuidem desse ambiente para que ele seja realmente educativo; jogar colchonetes  no chão para que as crianças possam sentar ou até mesmo deitar muitas vezes isto não funciona; o ideal seriam poltronas pequenas imitando um cinema para que as crianças pudessem vivenciar esse local de maneira diferenciada que a sala de aula/referência, por exemplo. Este local é mais um ambiente educativo, mas isto depende da intencionalidade do professor e do seu plano de ensino e de aula.

Eu já trabalhei em uma instituição de educação infantil no qual tínhamos uma sala especial de TV e vídeo, na época não existia DVD, e era muito organizada. Não tínhamos poltronas, mas cadeiras pequenas individuais para que cada criança pudesse sentar.  Fazíamos um rodízio planejado pela coordenação para utilização da sala, não podíamos usar sem uma intencionalidade planejada anteriormente. Esse rodízio era necessário tendo em vista o número de salas naquela instituição e também para que não fosse utilizada para passar tempo e sim com objetivos educacionais.

 Nosso cinema, era como chamávamos, as crianças adoravam quando íamos a esse local para assistir a desenhos e/ou filmes. A cozinheira fazia pipoca, colocávamos em saquinhos separados e também distribuíamos suco para cada um. Imitávamos a ida ao cinema. Dependendo da região onde atuamos essa pode ser a única oportunidade daquela criança de assistir um filme e/ou desenho. Que tal pensarmos em um local onde pudéssemos propiciar as crianças este momento tão gostoso? Mas lembre-se: o professor é o exemplo, então nada de sentar no chão quando as crianças estão sentadas em cadeiras, ou vice-versa. Os adultos devem ser os exemplos sempre, em qualquer circunstância.





Nenhum comentário:

Postar um comentário