sexta-feira, 1 de abril de 2016

Tarefa de casa sem fazer: o que está acontecendo?

Uma aluna de Pedagogia me contou que seu filho de nove anos estava apresentando um comportamento que antes não tinha. Ele deixou de fazer a lição na escola e em casa também; isso aconteceu por dois dias seguidos. Ela me perguntou, então, o que poderia estar acontecendo com ele e o que poderia ser feito diante de uma situação como aquela. Disse que o pai, se soubesse, daria a maior bronca porque é ele quem fica com o menino à tarde, já que a mãe estuda de manhã e trabalha em um hospital à tarde e à noite.

Pedi que ela observasse o comportamento do filho sem brigar, ameaçar ou deixar de castigo; que conversasse com ele para poder saber o que estava acontecendo. No outro dia de nossa aula ela me relatou o caso e achei bem importante de compartilhar com vocês, já que algo semelhante pode acontecer com seus filhos (as) também. O menino contou para a mãe que quando ele faz a tarefa de casa e mostra para a professora, sempre está errado e ele tem que apagar tudo o que fez assim que a professora coloca na lousa a correção feita. Assim, decidiu que para não ter que apagar tudo, o melhor é não fazer mais a tarefa sozinho, em casa, e copiar da lousa a resposta certa.

Quero que observem bem a fala do garoto, e de como está sendo feita a lição de casa: o menino não está sendo acompanhado por ninguém, de perto, para ver se o que ele fez na tarefa está certo ou errado; este é o primeiro ponto errado desta história. Muitas vezes os pais estão acelerados fazendo comida, lavando roupa, cuidando da casa, até mesmo trabalhando em “Home Office” ─ atividade bastante comum nos dias de hoje ─ enquanto a criança faz a lição. Vejam bem: a vida diária é bastante corrida para cada um de nós que vivemos em regiões metropolitanas, mas é importante olhar a lição do filho, corrigir o que está errado, ver se a criança está fazendo o que foi pedido, auxiliar no estudo ou na pesquisa ─ quando sente que é preciso ─ sobre a lição que foi dada na escola... enfim, quando fazemos isto, a criança percebe que você está junto com ela e, mais ainda, percebe o quanto ela é amada e querida.


Fazer a lição junto não é perder tempo! Ao contrário: é ganhar tempo porque se oferece um tempo de qualidade, de acompanhamento, de segurança e de compartilhamento de assuntos, temas, pesquisas e propostas. Isso porque amar é estar junto em todos os momentos da vida, sejam estes fáceis ou difíceis. Pensem nisso! Pensem na alegria que um filho tem quando sente que fez todas as tarefas enviadas para se fazer em casa, que acertou porque aprendeu, porque começa a dominar o assunto... e porque tem a companhia do pai ou da mãe auxiliando com sua presença participativa e amorosa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário