sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O que um rótulo pode causar na vida de uma criança?

Tanto nas instituições de ensino quanto na família cometem-se erros gravíssimos, rotulam-se as pessoas e principalmente as crianças. “Burro”, “estúpido”,  “gordo”, “magricela”, “pobre” etc. Mas em que esses rótulos contribuem para o desenvolvimento saudável das crianças? Em vez de rotular deveria ser perguntado: Está feliz? Precisa de mim para algo?

 Vocês acham que alguém gosta de ser rotulado? Claro que não, então por que ter esta atitude, pura maldade. Pior é que estes rótulos podem prejudicar uma criança em seu comportamento para o resto da vida.  Os rótulos distanciam as pessoas e marginalizam. Pior: quem é  melhor do que o outro para colocar rótulos? Somos todos imperfeitos e conviver com a imperfeição não é fácil.

 Já vi em escolas de instituições professores e até mesmo coordenadores colocarem apelidos nas crianças, rotulando-as de chorãozinho, ranhetinha etc. Para que fazer isso com uma criança, o que um adulto ganha com esta atitude? Nada, mas pode acabar com o emocional de uma criança para sempre. Pensem no que falam e como agem com os pequenos..

Nenhum comentário:

Postar um comentário