terça-feira, 11 de junho de 2013

As crianças precisam de limites: sim ou não?

Sim, as crianças precisam de limites, todos nós precisamos. Vivemos em sociedade, são os limites que fazem parte da boa convivência, porém assim como tudo na vida, precisam ser ensinados e internalizados de forma adequada.

Não devemos adestrá-la por meio de limites, mas conversar sobre o que pode e o que não pode ser efeito, explicar o porquê do sim e o porquê do não, isto é o correto. Sem exigências e cobranças descabidas, mas explicando o certo e o errado de acordo com a fase de desenvolvimento da criança.

Vou dar um exemplo: podemos gritar em uma praça pública cheia de gente. A resposta que se dará para uma criança é: Podemos, temos voz para isto, mas se assim o fizermos as pessoas vão achar que você é maluca (o) por que ninguém fica gritando em praças públicas, irá chamar atenção de todos, os guardas poderão verificar o que está acontecendo, por que este comportamento não é comum que as pessoas realizem. Simples assim, explicou que pode, mas também mostrou as consequências, isto é o correto. E continue verbalizando, dizendo: você tem o direito de gritar, mas outras pessoas também têm o direito de não gostar, a escolha é sua.

Entenderam? Dá mais trabalho dizer tudo isto, mas isto é mostrar as consequências de um ato em público, isto é ensinar a ter consciência e limites sem proibição, mas com carinho. Isto é o correto, mas dito de uma forma tranquila, sem exageros e agressividade. Se você verbaliza isto de forma tranquila, a criança também entenderá melhor, e ela não terá medo, mas sim entenderá os fatos.Agora, se mesmo assim ela quiser gritar, deixe e mostre a ela as consequências disto, fale para ela olhar as pessoas que estão em volta, se gostaram ou se assustaram com o que foi feito,  vá aos poucos mostrando os limites, não espere que as crianças os entendam de uma só vez, nem nós adultos conseguimos isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário