quinta-feira, 13 de junho de 2013

O que é aprendizagem significativa?

O termo “aprendizagem significativa” está no meio acadêmico e já é bem usado por alguns autores, mas vocês sabem o que isto significa na prática, no dia a dia?
Darei exemplos: eu sempre morei em São Paulo, Paraná e Santa Catarina, mas não conheci e nem morei no Amazonas, mas decorei quando criança que o Rio Amazonas é o maior do mundo em volume de água e o rio Nilo (Egito) é o maior do mundo em extensão. Ah! detalhe, também não conheço ainda o Egito. Nunca mais me esqueci disto, serviu para a minha memória, mas o que de fato isto é importante na minha vida diária? Em nada. Talvez teria aprendido com mais facilidade coisas importantes para o meu cotidiano e que foram deixadas de lado pelos professores por que constava no currículo estudar os maiores rios do mundo mesmo que eu nunca os tenha conhecido.
“Aprendizagem significativa” é quando aprendo um conteúdo com sentido e sei aplicá-lo no meu dia a dia. Mas para isto é necessário que os currículos sejam revistos e que os professores não reproduzam o que aprenderam em seu tempo de escola, mas que realmente entendam o que venha a ser “aprendizagem significativa”, com sentido dela, aqui e agora. Seria tão mais fácil prender a atenção das crianças com algo que fosse realmente significativo para elas, pois o interesse e a motivação estariam presentes em aprender, consequentemente a atenção aconteceria naturalmente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário