quarta-feira, 17 de junho de 2015

“Camisinha é remédio para a mamãe não ficar grávida”

Esta história foi motivo de muita risada dentro da sala de aula do curso de Pedagogia. A aluna me contou o seguinte: ela tem uma filha de nove anos que brinca com os primos na casa da cunhada dela. 
A cunhada trabalha na área da saúde, e camisinha na casa dela é o que não falta; ela deixa que as crianças brinquem como se fossem bexigas, enchendo-as com ar ou água. Já na casa desta aluna, esse material não é tão disponível assim, tão abertamente, e a filha não tem o hábito de ter essa brincadeira. Ela ainda disse assim em nossa aula: “minha cunhada é louca mesmo. Só pode ser!”
Continuando a história, a filha voltou para casa depois de brincar a tarde inteira com os primos e primas enchendo as camisinhas de ar e/ou água e perguntou à mãe o que é camisinha e pra quê servia? Ela, sem reação, ficou toda ruborizada e sem pensar disse o título do texto acima, ou seja, que “... é remédio para a mamãe não ficar grávida”. E todos nós, em sala de aula, rimos muito da reação daquela aluna.

Para piorar a situação, a menina continuou com sua curiosidade e perguntou assim: ”Mãe, mas remédio a gente toma pela boca! Como você toma a camisinha?” Tentando amenizar a situação, ou melhor, tentando fugir da situação, minha aluna disse para a filha que quando ela ficasse mais velha iria explicar, e que aquela não era hora dela saber destas coisas. Pais: por favor! Não reajam assim diante de uma pergunta destas. Se vocês acham que não está na hora de falar sobre como se prevenir de gravidez e/ou DST (doenças sexualmente transmissíveis) usando a camisinha quando fazem sexo, não inventem palavras para não complicar mais a situação de vocês. Ela poderia ter perguntado para a filha o que ela sabia sobre o assunto, onde ela tinha visto camisinha, e assim ela saberia por onde poderia dar continuidade ao assunto respondendo de acordo com o que a filha queria saber!  Assim, é possível se verificar até que ponto a criança sabe, ou não, sobre o assunto abordado, e até onde a sua curiosidade chegará. Mas mentir, ou inventar, é pior, pois gera uma situação bem embaraçosa e a criança percebe; e neste sentido, ela continuará a querer saber cada vez mais e mais, e vocês não saberão como sair dessa!


 Não compliquem as coisas, pais! Somente perguntem sobre o que eles sabem sobre o assunto e falem em cima do que eles sabem, sem exagerar e nem piorar a situação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário