sexta-feira, 19 de junho de 2015

Mães tigresas: saibam o que isto significa

Conhecem aquelas mães que querem que o filho (a) tenha um desempenho excelente na escola, ou em qualquer outra atividade? Pois bem, elas são chamadas de “mães tigresas”. Elas imprimem regras e disciplinas, muitas vezes exaustivas para as crianças! Seus filhos são criados para que sejam “o primeiro lugar” e “a nota dez” em tudo! Essas crianças, muitas vezes acabam se tornando limitadas, socialmente, porque o tempo de que dispõem não é para socializar e brincar, mas para se prepararem para serem pessoas “bem sucedidas profissionalmente”, no futuro. Por isto elas são treinadas, desde crianças, para serem excelentes em alguma coisa e, neste caso, exercem uma rotina quase que desumana, como se fosse um trabalhador adulto, embora elas estejam, ainda, vivendo a vida mirim. Estas mães pensam que as crianças, para vencerem na vida precisam ter determinados comportamentos e disciplinas que, por vontade própria, nunca terão!

Existe uma rigidez muito grande na educação destas crianças, um adestramento desde pequenas para serem os melhores, quando sabemos que ninguém é 100% em tudo. Em pleno 2.015, exigir que uma criança se prepare para ser bom em tudo é muito difícil, com tantos estímulos diferentes e tanta tecnologia... será que temos que ser tão rígidos com a educação de nossas crianças?

Não seria melhor deixarem que elas vivenciem o seu período da infância de forma salutar, em vez de ficarem preocupadas para que elas sejam melhores e se sobressaiam em tudo? Como fica o período das brincadeiras, dos jogos e brinquedos tão importantes para o desenvolvimento infantil? Será que tanta exigência e cobrança a estas crianças não os tornarão adultos tristes e deficitários em autonomia e satisfação diante da vida? Será que eles não serão adultos dependentes de drogas antidepressivas no auge de sua vida adulta? Ou marionetes dentro de um sistema cruel e competitivo?Pensem nisso, “mães tigresas”!



Nenhum comentário:

Postar um comentário