segunda-feira, 22 de junho de 2015

Dicas para ir ao banheiro da instituição de ensino, sem precisar pedir.


Vários professores se incomodam com as crianças que querem ir ao banheiro, ou mesmo beber água. Em meu conceito de educação, em cada sala de aula deveria haver um bebedouro e um banheiro; mas quando isto não é possível, pois encarece a instituição, uma saída importante é ter um crachá com o nome da criança, e dois ganchinhos para que eles possam sair sem pedir.

A princípio, o professor controlador poderá ter alguma dificuldade em não ter que ser solicitado para autorizar a saída da criança; mas, por outro lado, os alunos se tornarão capazes de se organizarem, podendo na sala ter um gancho para os meninos e um outro para as meninas. Cada um pega o seu crachá e pendura no gancho correspondente a sua vontade do momento, saindo naturalmente, sem tumulto algum.


Estou dando esta dica porque soube de uma história na qual uma criança de sete anos estava impaciente na sala de aula, andando de um lado para o outro, e a professora não o deixou sair para ir ao banheiro, achando que era frescura do menino! Mas o absurdo continuou... Ela ficou indignada com o fato do aluno sentar e se levantar muitas vezes, pedindo para sair, e acabou encaminhando-o até a diretoria e a coordenadora pediu que ele escrevesse, em seu próprio caderno, um bilhete para sua mãe, dizendo que ele estava causando tumulto dentro da sala de aula. Que falta de humanidade! Queria saber se alguém fizesse isto com a professora, qual seria a reação dela? Precisamos entender que necessidades fisiológicas precisam ser supridas para que as crianças consigam prestar atenção no processo de ensino e aprendizagem e que, muitas vezes, as crianças têm vergonha de pedir à professora, abertamente, que elas querem ir ao banheiro! Assim sendo, os ganchos com os crachás funcionariam perfeitamente! O que vocês acham?

Nenhum comentário:

Postar um comentário