Vários professores se incomodam
com as crianças que querem ir ao banheiro, ou mesmo beber água. Em meu conceito
de educação, em cada sala de aula deveria haver um bebedouro e um banheiro; mas
quando isto não é possível, pois encarece a instituição, uma saída importante é
ter um crachá com o nome da criança, e dois ganchinhos para que eles possam
sair sem pedir.
A princípio, o professor
controlador poderá ter alguma dificuldade em não ter que ser solicitado para
autorizar a saída da criança; mas, por outro lado, os alunos se tornarão capazes
de se organizarem, podendo na sala ter um gancho para os meninos e um outro para
as meninas. Cada um pega o seu crachá e pendura no gancho correspondente a sua
vontade do momento, saindo naturalmente, sem tumulto algum.
Estou dando esta dica porque
soube de uma história na qual uma criança de sete anos estava impaciente na
sala de aula, andando de um lado para o outro, e a professora não o deixou sair
para ir ao banheiro, achando que era frescura do menino! Mas o absurdo
continuou... Ela ficou indignada com o fato do aluno sentar e se levantar
muitas vezes, pedindo para sair, e acabou encaminhando-o até a diretoria e a
coordenadora pediu que ele escrevesse, em seu próprio caderno, um bilhete para
sua mãe, dizendo que ele estava causando tumulto dentro da sala de aula. Que
falta de humanidade! Queria saber se alguém fizesse isto com a professora, qual
seria a reação dela? Precisamos entender que necessidades fisiológicas precisam
ser supridas para que as crianças consigam prestar atenção no processo de ensino
e aprendizagem e que, muitas vezes, as crianças têm vergonha de pedir à
professora, abertamente, que elas querem ir ao banheiro! Assim sendo, os
ganchos com os crachás funcionariam perfeitamente! O que vocês acham?
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