segunda-feira, 15 de junho de 2015

Como a publicidade tenta moldar os pensamentos infantis!

Esta história aconteceu com uma menina de cinco anos. Ela viu na TV uma propaganda infantil sobre uma máquina de fazer sorvete para crianças brincarem.  Pediu, chorou, fez chantagem para conseguir o presente, uma vez que não era uma data especial e seus pais somente a presenteiam em datas especiais como aniversário, dia das crianças e Natal. Não vou discutir aqui as datas em si, mas o que aconteceu. Pois bem: seus avós compraram o brinquedo.

Quando a menina abriu ficou maravilhada! Mas foi só colocar em prática que pôde perceber que a tal máquina na TV fazia e acontecia, mas que na vida real não era bem assim. Logo ela se desinteressou pelo brinquedo. A mãe, por sua vez, bastante indignada, me perguntou o que fazer, já que a filha queria tanto e depois não quis mais, e que perdendo o interesse lá estava a máquina, bem cara por sinal, encostada em um canto da cozinha! Fiz a essa mãe seguinte pergunta: qual foi a resposta de sua filha quando viu o brinquedo? A mãe me contou que a criança não quis mais o objeto por que na TV ela fazia sorvetes de todos os sabores e cores, que a dela estava quebrada por que não saia nada bonito e nem colorido.


Pois bem, quando a criança quiser um brinquedo que aparece na TV, o melhor a fazer é levá-la na loja, mostrar o brinquedo em si, ler o que está escrito na caixa com calma, porque as propagandas infantis são lindas e mágicas no vídeo, ou seja, lá tudo acontece: bonecas com asas voam pela floresta, máquinas de sorvete fazem todos os sabores e em grandes quantidades, monstrinhos comem bolachas... Por isso, o melhor a se fazer é explicar, mostrar para a criança o que é real e o que é falso! Isso é muito importante para que elas percebam que as propagandas e a publicidade são, muitas vezes, enganosas e falsas, tendo como objetivo apenas provocar desejos para a realização da venda, nada mais. Aposto que se a criança perceber antes os fatos como são, com certeza ainda na loja não vão querer o brinquedo, e aí vocês poupam dinheiro. É preciso ensinar ─ e aprender ─ que a publicidade infantil, assim como a adulta, molda os seres humanos, e que nós deveremos estar atentos para não sermos o tempo todo enganados!

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