terça-feira, 9 de junho de 2015

Você sempre será a criança do papai e da mamãe!

Ouço esta frase muitas e muitas vezes, seja por parte de pessoas conhecidas, seja por desconhecidos em filas, restaurantes, supermercados... até mesmo com filhos de 26 ou 27 anos. Ouço, inclusive, as justificativas: “Meus filhos (as) sempre serão crianças!” Cuidado, pais, dessa forma vocês estarão infantilizando seus filhos, dizendo que eles serão sempre crianças! É claro que eles sempre serão seus filhos, mas com a beleza que cada idade possui! Seus filhos crescem e deixam de ser bebês para se tornarem serem crianças; depois continuam crescendo e amadurecendo para se tornarem jovens e, depois, adultos, com seus compromissos e responsabilidades. Agora, quando os pais valorizam apenas uma época da vida de seus filhos, muitos destes adquirem uma atitude e personalidade de se tornarem eternamente infantis; e seus pais, na maioria das vezes, nem percebem o mal que isso lhes causa!

O correto é valorizar sempre o presente, viver nele e educar para cada etapa da vida. Eles mesmos não gostam de serem comparados a sua própria infância; alguns até dizem: “não sou mais bebê. Não sou mais criança”!  Na adolescência, então, eles sentem até vergonha de serem chamados de crianças, principalmente quando estão naquela fase de mudar de voz e de crescer os pelos pelo corpo!


Cada fase tem características próprias, oferecendo maneiras de se pensar, de sentir e de agir no mundo de maneira própria; então, por que não vivenciar cada fase como única e especial? Pais: quando sentirem nostalgia de um tempo que não volta mais, olhem fotos, façam uma sessão de recordações, mas vivam o presente e entendam que seus filhos cresceram e que já saíram da barra de suas saias e calças para serem pessoas construtivas! Lembrem-se de que vocês não viverão para sempre e nem precisarão de seus filhos o tempo todo! O exemplo deve ser dado sempre, de maneira natural e espontânea, já que o processo da educação se instala a cada momento como algo único e especial!  Mas é muito importante respeitar e valorizar a idade que cada um tem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário