segunda-feira, 1 de junho de 2015

Não admito que meu filho cometa erro! O que fazer?

Muitos pais projetam nos filhos suas frustrações e inseguranças, e querem que eles sejam aquilo que eles não conseguiram ser. Por isto, acabam por não admitir que os filhos errem, ou melhor, não admitem os erros dos filhos. Isto não é saudável e nem ajuda na construção da vida dos mesmos. Surtar quando seus filhos erram, não ajuda na autoestima dos pequenos. Já ouviram o ditado popular “errar é humano”? Então, todos nós podemos errar uma hora ou outra, isto faz parte do processo chamado vida, e nela existem aprendizados que temos que passar para evoluirmos como pessoas.

Existem duas maneiras de se lidar com erros: ajudar os filhos a aprenderem e crescerem com o erro, ou simplesmente dizer-lhes que os erros são ruins. A primeira alternativa traz consciência dos fatos e, possivelmente, não ocorrerá novamente; já a segunda alternativa, não constrói um ser humano forte e capaz de superação.


Todo erro causa uma frustração e uma oportunidade de crescimento de forma saudável. Admitir erros, corrigir problemas e se sentir bem, depois do processo, é algo que contribui para a autoestima de qualquer pessoa. Não exigir sempre acertos, mas aprender com os erros faz parte do processo chamado VIDA! Agora, existem pais que surtam com os erros dos filhos e isto em nada ajuda na formação positiva de um ser; ao contrário, se esta criança modelar o comportamento do pai/mãe, vai acabar por modelar, também, o surto em vez de aprender a lidar com o problema. Na vida, às vezes, precisamos pular um galho de árvore; algumas vezes encontramos troncos tão fortes que temos que desviar e, em certas circunstâncias, o melhor a se fazer é não bater de frente com o mais forte e esperar uma outra oportunidade. Isso sim é viver! Mas se os adultos não oferecem um bom referencial aos pequenos, como é que estes poderão aprender?

Nenhum comentário:

Postar um comentário