segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Agora a mamãe vai preparar o papá

Quantas vezes ouvimos esta frase acima em lares com crianças que ainda não sabem falar! Afinal, o que significa para uma criança “papá”?  Pode parecer estranho ou descabido o que eu vou falar, mas não sou a favor de se falar de maneira equivocada com as crianças; elas estão em fase de descoberta do mundo que as cerca e, para isto, é necessário que falemos corretamente. A criança, nessa fase de apropriação da linguagem, precisa aprender a distinguir os objetos, as pessoas,  e isso se dá por meio dos nomes que cada língua designa objetos, lugares, situações, pessoas e ações; então, “papá” e “papai” é muito parecido, e “papá” não é comida! 

Existem áreas em nosso cérebro responsáveis por armazenar e reconhecer os significados das palavras, dando sentido à vida e ao nosso entorno. Se falarmos erradamente ─ porque é um costume cultural assim o fazer ─ os significados serão confusos quando a criança ouvir, por exemplo, o pai falando para a mãe se a comida está pronta, ou seja, o pai não vai dizer  “ o papá está pronto”?  Isto tudo poderá prejudicar a criança que está vivendo a descoberta do sentido e da significação de cada  palavra, principalmente das palavras que têm a ver com ela, com o seu dia a dia; assim sendo, agindo de forma a ter duas maneiras de se expressar, dentro de um mesmo ambiente, sobre o mesmo objeto,  muito mais do que  ajudar na construção do significado, do pensamento sobre a linguagem, nós estaremos prejudicando!


Muitos pais podem estar achando bobagem, besteira, porque todo mundo fala assim e não acontece nada! Pois é, uma grande maioria desconhece como se formam os significados em nível cerebral e, no lugar de promover esta aprendizagem mais rápida dizendo e verbalizando de forma correta, acabam prejudicando seus próprios filhos (as). Procurem facilitar o entendimento de seus filhos (as) falando corretamente o nome dos objetos e do mundo que os cerca, já que tudo tem sua raiz na primeira infância, dos zero aos sete anos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário