quarta-feira, 3 de setembro de 2014

“Pode ir ao clube, mas somente se não houver reclamações da escola!”

Vamos refletir sobre a frase dita acima. Quanta chantagem sem reciprocidade. O que quero dizer com isto é que clube é clube, e escola é escola. Reclamações da escola devem ser tratadas na escola e, além disso, a conversa, o diálogo é a melhor saída nestas situações. Se estiverem ocorrendo  reclamações a respeito de notas, o que se deve fazer é organizar melhor os horários para estudo;  mas se a reclamação for por indisciplina, é necessário verificar, de fato, por que isto está acontecendo.


Agora, proibir algo por causa de outro fato/situação, em minha opinião está errado, porque não tem nada de educativo nisto! Pelo contrário, é somente uma punição, sem a menor conversa e sem verificar os fatos reais dos acontecimentos. É necessário aprender desde cedo que temos que ter horário para tudo nesta vida. A vida adulta não é assim? E somos punidos pela própria vida, quando adultos, ao fazermos algo de errado ou de inadequado diante das circunstâncias. Punição dessa natureza acaba sendo adestramento puro e simples, coisa que se faz com animais premiando ou punindo por uma ação realizada! Mas, nesse caso, é pior porque vem sem o entendimento da causa. 

Que adolescentes/adultos vocês querem formar tomando atitudes assim, quando seus filhos ainda são pequenos? Um adolescente que entenda e que saiba viver a  vida ─ com todos os desafios que lhe são pertinentes ─ ou alguém que use de fugas para viver? Vejam que estas fugas, muitas vezes, poderão trazer consequências terríveis, pois poderão usar drogas, bebidas, comer em excesso, comprar em excesso, enfim, viver de maneira fútil.  Se quiserem que seus filhos sejam adolescentes saudáveis, invistam mais  em diálogos e em explicações que justifiquem o  porquê do “sim” e o porquê do” não”, sem punições. Mas, para isto, é necessário que vocês, pais, tenham discernimento e sejam exemplos do que seja certo, sempre! Isto existe! Nunca conheci uma pessoa perfeita neste mundo, mas quando os pais conseguem ser máximo de exemplo positivo para seus filhos, aí sem, eles podem esperar que seus filhos sejam coerentes e consistentes em suas escolhas. Pensem nisto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário