segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Promessas e mais promessas, todas sem cumprir...

Alguns pais e professores fazem isto constantemente e nem percebem o mal que pode causar para uma criança, além da desconfiança, é claro! Quando se prometem coisas para as crianças e não se cumpre com o prometido,  elas podem ficar com raiva e,  se isso continua por várias e várias vezes,  a reação que pode advir é as crianças irem se tornando  rígidas, tensas, podendo até mesmo atacar com raiva outras pessoas, sejam elas outras crianças, ou até mesmo adultos.

A raiva é uma emoção que pode gerar medo na hora de agir, tornando as crianças medrosas ao longo de seu desenvolvimento. Elas podem começar a se sentir aborrecidas, começando a se contrair, ou a se retirar do mundo para dentro de si mesmas... afinal de contas,  com quem elas podem se abrir, acreditar e dialogar sobre o que sentem? Elas vão se sentindo desacreditadas, não participativas, ressentidas e até mesmo pessimistas. O desespero por tentar conseguir algo, de fato, é tão grande que podem levá-las a comer demasiadamente se tornando obesas, a agirem como se fossem importantes demais solicitando qualquer tipo de aceitação, enfim, tentarão agir no mundo para superar a sensação de vazio, além de poderem até mesmo colapsar algum órgão ou tecido por fadiga, e se sentirem derrotadas ao extremo!


Então, se prometerem algo, por exemplo, fazer um piquenique e acontecer de chover no dia, expliquem, conversem, façam o piquenique em outro lugar, mas não deixem de fazer! Cumpram sempre o que prometeram. Mas cuidado com o que prometem: às vezes prometem coisas que o seu dinheiro não pode comprar, ensinando-as a não terem responsabilidade com o próprio sustento,  e a serem fúteis comprando coisas que não podem ter. Tudo tem limites! A vida adulta é cheia de limites e isto se aprende desde criança, ou seja, ninguém tem tudo o que quer sempre. Tudo é uma conquista. Por isso, ensinem a  conquistar sem prometer nada exorbitante que não se possa realizar! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário