terça-feira, 30 de setembro de 2014

O choro na escola!

Como nós, enquanto professores devemos reagir diante do choro infantil quando a criança chega à instituição de ensino?

É claro que todo choro é causa de um estranhamento ou de algum desconforto físico do tipo fome, sono, dor de barriga, dores em geral, febre, enfim, perceber esta diferença é essencial.  Se for alguma indisposição física, precisamos nos preocupar em resolver a situação o mais rapidamente possível!
Mas se for por estranhamento, isto precisa de muita atenção, carinho. Toda mudança de local gera insegurança, tanto em nós, adultos, quanto nas crianças. O novo sempre assusta. Adultos desconhecidos, locais desconhecidos, ou seja, um mundo novo e desconhecido. O que fazer? Como agir neste momento?


Ter paciência, oferecer segurança, pegar no colo, dar carinho. Optem, professores, por serem o mais receptivos que puderem; procurem ficar mais perto destas crianças que choram, não gritem, nem falem alto, e muito menos repreendam!  O autocontrole e a tranquilidade dos adultos, nesta fase, são primordiais para que as crianças possam se sentir seguras e amadas.  Dar o colo, conversar, distrair, contar histórias, brincar junto, permitir o uso da chupeta e do paninho ─ se este for o hábito da criança ─ é o melhor caminho. A chupeta e o paninho são os referenciais de sua casa e isso costuma ajudar a trazer tranqüilidade. Momentos de música, envolvendo o nome da criança, também são uma dica. Ela precisa se sentir segura em todos os aspectos, seja no físico como no emocional. Atender às suas necessidades e proporcionar momentos de descontração é essencial para que ela se acalme e adquira, cada vez mais, conforto e segurança. Com o tempo o choro cessa, e a alegria invade o seu semblante. 

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