segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Bom dia! O que você vai querer de café da manhã?

Às vezes algumas mães me perguntam como é que elas podem fazer para que as crianças comam de manhã. Seguem, então, algumas dicas: desejar um bom dia e dar algumas possibilidades para que a criança escolha o que ela quer comer é o mais correto. Você pode dizer, por exemplo: “temos leite, suco de alguma fruta, chá, o que você quer tomar? Para comer, temos bolacha salgada, bolacha doce, pão, queijo e presunto, manteiga, requeijão”. Enfim, dê as opções que cabem em seu bolso, mas deixe a criança escolher! Não faça por ela nada, antes que ela mesma realize a escolha!

Muitas vezes vejo, em algumas casas, cujos adultos  quer sejam pais (o pai) ou avós,  que acabam deixando tudo pronto para quando a criança acordar só sentar e comer. Não concordo com esta prática, uma vez que a criança precisa saber o que é bom para si, e o que não é, deste pequeno. Devemos ensinar as escolhas e, para isto, é necessário dar opções para que a criança o faça.


Se possível, sente junto com a criança e coma com ela também, participando dessa primeira refeição...  mas sem pensar em celular, agenda, tablet ou outra coisa. Hora de comer é hora de comer, e neste momento é tão gostoso comer junto com acriança, conversar, rir, se divertir... Se cair algo no chão, não fique brava (o);  ensine dizendo como proceder para que isto não aconteça de novo, mas sem cobrança ou irritação. Aja naturalmente. A primeira refeição do dia é muito importante, pois, passamos horas dormindo sem nos alimentarmos; então, essa refeição deve  acontecer como algo prazeroso, agradável,  para que mais tarde elas não se tornem adultos com disfunções alimentares. A comida é mais do que um alimento: ela é, também, algo que nos trará saúde física se conduzida da forma correta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário