segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Meu filho come somente besteiras, o que faço?

Esta frase acima foi proferida por uma mãe de uma criança que tem 5 anos de idade; o menino só come iogurtes na hora do almoço, não experimenta frutas,  verduras e só gosta de batatas fritas, arroz e frango. Troca as refeições por besteiras e faz muito escândalo quando a mãe o força a comer. Para compensar a má nutrição, o pediatra receitou vitaminas e, então, no exame de sangue está tudo normal, mas com uma alimentação péssima! Para piorar a situação, esta criança fica com avós, durante a semana enquanto os pais trabalham, e para não contrariar o garoto estes o deixam comer as bobagens que quer, em vez de alimentos saudáveis. A mãe, desesperada, me pediu ajuda.

Pois bem, esta criança precisa de regras e de alimentos mais saudáveis! Ela não pode viver de vitaminas pelo resto da vida; sei que os avós mimam em demasia alguns netos, mas também precisam entender que as crianças precisam se alimentar em horários certos e específicos, precisam  comer frutas, verduras, arroz, feijão, carnes em geral. De preferência  seus pratos devem conter 5 cores diferente ─ os nutricionistas sempre nos explicam isto!  Bem, neste caso, é necessária uma reeducação alimentar para todos na família, e tanto os pais quantos os avós precisam desenvolver  a mesma conduta para com esta criança.


Existe um programa de Tv, em uma rede de canal fechado, que dá dicas de alimentação para crianças; pena que não posso dizer aqui o nome, mas procurem porque é bem interessante. Fazer todas as vontades do pequeno e dar vitamina para compensar a falta não é um hábito que deva existir. Vitaminas servem, sim, de complemento, mas são diferentes das vitaminas de alimentos naturais; além disso,  esta criança precisa ter uma mastigação adequada e... como propiciar isto se não morde uma fruta mais dura, por exemplo, e se não aprende a mastigar um alimento mais consistente ? Vejam que os dentistas irão concordar comigo que a dentição poderá ser prejudicada por este fato. Pais: conversem com os avós e, se não adiantar, o melhor a fazer é colocar a criança em um período integral em uma instituição de ensino, porque assim vocês poderão evitar que este tipo de mimos em excesso continue acontecendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário