quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Criança enquanto criança...

Estava vendo um “post” em uma rede social, que mostrava crianças vestidas, maquiadas e de salto alto, iguais a uma mulher adulta. Fiquei imaginando como nossas crianças estão, cada dia mais cedo, se tornando adolescentes e adultas! Será que isto é realmente necessário, ou estamos adiantando fases de  desenvolvimento infantil depressa demais?

Será que esta rapidez é tão saudável quanto aparece nas fotos?  Lembro-me que quando eu era criança, adorava desfilar de camisolas da minha mãe porque, como eu era pequena, elas ficavam longas e eu podia brincar de princesa, de passarela, de diversos personagens que povoavam a minha imaginação infantil,  mas não usava essas roupas no dia a dia. Era brincadeira de faz de conta! Saudável, inventávamos palco, cobrávamos ingresso baratinho para comprar algo que queríamos mais tarde, enfim, a brincadeira rendia e agradava a todos!

Mas em relação ao “post” que eu mencionei acima, o que eu estou revelando é bem diferente! Nesse caso, não há uma brincadeira de faz de conta porque as crianças estão usando em seu  dia a dia sapato com saltinhos, maquiagem forte, batons vermelhos, roupas extremamente chamativas e  vulgares! E o que é pior: alguns adultos ainda valorizam comprando roupas iguais de filha e de mãe. Não estou mencionando roupas que tenham o mesmo tipo de estampa no tecido, mas que,  além do tecido o modelo acaba sendo igual também! Vejam bem:  Criança tem que ser criança; cada fase tem sua beleza e característica. Adiantar as etapas é queimar fases, é  correr o risco de perder algo muito  importante que é a infância, em sua maior plenitude, considerando-se os aspectos físico,  emocional e social, que estão graciosamente surgindo e se  desenvolvendo !


Nenhum comentário:

Postar um comentário